Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 21/05/2010 15:34

Curtas, Médias e Moduladas

A solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL Penedo, realizada nesta sexta feira no auditório do Sindispem, teve, como em todas as cerimônias que se prezem, momentos hilários, constrangedores e recheados de oportunidades para conjecturar.
Pelo vício da profissão, anotei algumas observações e conjecturo algumas possibilidades.
 

Alunos do Estadual

Por que será que a turma do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto deixou o auditório tão logo o Secretário de Estado da Educação, o professor e ex-deputado federal Rogério Teófilo, começou seu discurso?

Talvez porque os alunos estão cansados de esperar pelos professores de disciplinas que não foram ministradas?

Será que foi em protesto pela reforma do ginásio de Esportes Padre Manoel Vieira cuja promessa de início das obras já deixou a primeira e a segunda infância?

Ou será que foi um protesto pela queda do muro?

Noutros tempos, queda de muro até que poderia significar a vitória sobre algum obstáculo. Nos tempos atuais, abre uma janela para o mato crescente que retrata o abandono da maior escola do estado de Alagoas.
 

Doou, mas não assinou!

Como manda a legislação e o protocolo, assinaram a Ordem de Serviço para a construção do Ifal o reitor da instituição e o prefeito da cidade. Também foram convidados a testemunhar o ato, o senador Renan Calheiros e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Fernando Toledo.

Além deles, também foi convocado para apor sua assinatura no documento o empresário Alexandre Toledo, assim anunciado pelo mestre de cerimônia.

Detalhe: o empresário é do Grupo Toledo e quem doou o terreno para a construção do Ifal foi o Grupo Carlos Lyra.

No mínimo, uma indelicadeza para com o representante do doador que estava presente à cerimônia.
 

Não contaram com sua astúcia!

Mas quem roubou mesmo a cena foi o ex-governador Moacir Andrade.

Anunciado pelo secretário Rogério Teófilo, que representava o governador Teotônio Vilela e fazia uso da palavra, o ex-governador, olhos de lince e passos calculados, dirigiu-se à mesa para cumprimentar o senador Renan Calheiros que, como manda o figurino (e o protocolo), levantou-se para recebê-lo, juntamente com o reitor do Ifal e o prefeito Israel Saldanha.

Moacir foi convidado a sentar-se à mesa e, com a sabedoria de quem sabe que o poder é ilusório, solitário e efêmero,  distribuiu um “tchauzinho” para os demais componentes que permaneceram sentados, mesmo recebendo um ex-governador do seu estado.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Roberto Parabéns Marta pelo texto. Impressionante a falta de respeito com Dr. Carlos Lyra, um dos verdadeiros pais da criança, os falsos estavam todos sentados a mesa de honra excluindo lógico o Senador Renan Calheiros, que acredito ter ajudado o ex- prefeito Marcius Beltrão a conseguir o IFAL para Penedo.
  • Sandro ramos Marta e o que vc fala sobre o Ex: governador ser um cidadão penedense o Ronaldo Lessa que só vem aqui em quatro em quatro anos.
  • Marcos ô Sandro, onde é que você leu sobre ronaldo Lessa? Deixe de ser burro, menino! Por outro lado, Ronaldo Lessa é cidadão penedense quer você queira, quer não. E tem mais, vá trocar as fraldas antes de falar de política!!! Brrrrrrrrrrrrrr Adoro esse site, mas é duro constatar que muita gente comenta sem saber de PN.
  • Alisson Bela resposta áqueles que ainda possuem alguma dúvida em relação ao EXCELENTE desempenho do Governo Federal em relação á educação.São 214 Centros Federais,e Penedo,merecidamente,é agraciado com uma unidade..