Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 18/07/2010 10:44

Chorando Penedo

Hoje, quero chorar Penedo. Chorar de dor, de revolta, de saudade e de vergonha.

Chorar Penedo com a angústia que oprime o meu peito feito garra que aprisiona e humilha.

Hoje, quero chorar Penedo debruçada sobre a pedra fria do seu rochedo que indiferente e impávido, apenas me contempla deixando transparecer no brilho dos seus pontos tremulantes de luz a silenciosa compreensão da sabedoria.

Choro de saudade da Penedo da minha infância onde dei meus primeiros passos.
Da Penedo de minha adolescência em cujas paredes dos sobrados ainda ecoam os gritos de protesto da minha juventude. Percorro Penedo a passos lentos, mas com o coração ofegante e a alma ritimada pela cadência da desilusão.

Sei que muitos amam Penedo, penedenses e não penedenses cujas raízes estão fincadas nessa terra que guarda as marcas da história do nosso país. Eu também amo Penedo e posso dizer que amo Penedo ainda mais do que muitos que fazem de Penedo apenas uma referência em suas vidas e que voltam, quase sempre, para criticar aqueles que aqui ficaram a construir uma cidade que não se traduz apenas em eventos periódicos dos quais os que estão “de fora”, participam.

Os que amam Penedo e que aqui permancem, os que aqui cumprem sua rotina diária, investem o que ganham, constroem tijolo a tijolo essa cidade, vivenciam um cotidiano de batalhas que precisam ser vencidas. E é essa Penedo que parece ter sobrevivido a um grande bombardeio.

Percorro uma Penedo esfacelada, açoitada pela incompetência, pelo descaso, pela falta de planejamento e seriedade na aplicação das políticas indispensáveis ao seu crescimento e desenvolvimento.

Pelas ruas, praças e avenidas, obras que não têm fim estão expostas como um fiel retrato dos açoites dos quais Penedo tem sido vítima.

E não me digam que são obras para a melhoria da cidade porque não haverão de me convencer. Em Penedo, a verdade é que as chamadas “obras”, têm se caracterizado por destruir o que já existe, desperdiçando o dinheiro público, para construir a cada gestão, uma nova imagem.

E assim, a histórica cidade de quatrocentos anos não sabe até hoje quem é e para onde vai.

Exemplos não faltam e a orla de Penedo é o mais gritante.

Em 1998 a Prefeitura gastou dinheiro público para derrubar antigos prédios e construir bares, restaurantes e uma “feira do barro” com o objetivo de criar melhores condições para atender ao turista.

Em 2002, a Codevasf presenteou Penedo com a construção de um grandioso projeto que em sua primeira etapa mostrava a dimensão do que seria a nova orla da cidade.

Em qualquer cidade tombada pelo patrimônio nacional, principalmente por causa de sua arquitetura colonial, uma dúzia de anos pode até representar muito pouco, mas aqui é tempo suficiente para que se por abaixo tudo o que foi sonhado e construído com dinheiro público em nome de, mais uma vez, criar o novo, destruir sua identidade ou mascarar vergonhosas atitudes.

Enquanto isso, dezenas de logradouros públicos carecem de, ao menos, retirar o mato.

Penso que os gestores públicos são exatamente iguais aos comandantes do Comando Militar do Império no episódio da famosa Retirada de Laguna, uma fragorosa derrota na Guerra do Paraguai. Eles não sabiam nada da terra, da geografia, da topografia, do povo, dos costumes, tinham poucos víveres e mesmo assim decidiram invadir o Paraguai.

Os gestores públicos atuais também parecem ignorar a geografia da cidade, a necessidade do povo e seus anseios e talvez por isso sejam, assim como o comandante da Retirada da Laguna, acusados de traição.

Traem a cidade, seus soldados, o povo e desrespeitam sua identidade. Destroem tudo o que podem em nome de seriedade na utilização do dinheiro público.

No mês em que se comemorou os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, uma máquina destruiu o parque infantil da orla. E a Constituição diz que criança é prioridade e que elas têm direito ao lazer.

Ignoram as carências da comunidade e acham que todos os moradores da cidade vivem seus momentos de descanso e lazer na orla e por isso não investem em praças, parques, arborização e melhorias nos bairros e povoados.

Isso sem falar que, irresponsavelmente, assumem compromissos que não podem cumprir em nome de projetos que não são discutidos com a sociedade e que não observam as leis e as tradições da cidade.

Querer colocar a feira de Penedo em galpões para construir o novo Forum na Lagoa do Oiteiro é uma dessas atitudes e o futuro vai comprovar essa insensatez.

É também por isso que choro Penedo. Pela frustração dos sonhos que vi e testemunhei serem sonhados e que foram traídos.

Pela cidade que só se desenvolve porque cidadãos e empresários dessa cidade, pequenos comerciantes, cada um a seu modo, continuam lutando e construindo, independentemente da desídia política e da incúria administrativa que deixam marcas nessa linda e histórica cidade.

Choro Penedo na indiferença de suas ruas, soluçando por suas esquinas, tropeçando nas pedras originais do seu calçamento retiradas pelos ignorantes e levadas pelos “amoladores de faca”.

Choro Penedo e lhe peço perdão. Em 52 anos de vida e 25 anos de microfone, apesar de minhas lutas e de minha voz, nada consegui mudar.

Migramos da “terra do já teve e já foi” para a terra do “faz de conta”.

Faz de conta que temos educação, faz de conta que temos saúde, faz de conta que temos limpeza, faz de conta que temos seriedade, faz de conta que temos segurança, faz de conta que temos competência e por aí vai.

De tanto faz de conta, em breve teremos à disposição dos guias turísticos para contar aos turistas, o CONTO DA BRUXA, porque as fadas, essas nos abandonaram há muito tempo e as Deusas que sobraram estão no topo de Teatro 7 de Setembro assistindo a tudo, de camarote.

E quando vejo a chuva carregar ruas abaixo a areia, a pedra, o cimento, penso que assim como algumas obras, as palavras também deixam de ter sentido.


 

Comentários comentar agora ❯

  • Magaiver Parabéns Marta essa é a mais pura verdade turistas chegam a nossa cidade encontra o convento de porta fechada a catedral o predio onde era a padaria do zé machado escorado com um monte de pau varias obras inacabaveis fico pensando q recordação vão levar se ta tudo parado com areia material de construção andaime na frente projetos sem arborização daki a pouco Penedo ta todo descampado uma coisa simples como arvores embelezam a cidade como na fernandes lima em maceio nos canteiros centrais e em varias praças.
  • comerciante Como devemos fazer para trazer o coronel pinheiro? Apesar do que está acontecendo ele conseguia nos dar tranquilidade com seus policiais motivados . Pedimos seu apoio nessa luta.
  • Sua Fã Martha, vc é hilária!! Adoro suas crônicas!! Bom seria se todos lessem...e meditassem sobre o que cada uma delas tem a dizer! Forte abraço!!
  • cidadão eu ja perdi minhas esperanças, porque o problema de Penedo começa com a cabeça do povo, enquanto um olho se abre,mil fecham,assim fica dificílimo vencer, se as pessoas não fossem tão amistosas,indiferentes e trata-sem Penedo como suas casas, e andassem nas nas ruas protestanto pacificamente, mas fazendo barulho e exigencias e na época dos votos,punisse quem nada faz a não ser por sí mesmo,a história lentamenete seria outra!Penedo precisa de revolucionários.
  • Marcos Vinícius Vc tem razão e com esse texto fez a gente percorrer penedo com a alma e o coração. Os prefeitos pensam que o povo só vive na Getúlio Vargas e na Orla. Cadê praça no Rosete, na Cohab, na Vila Matias, na Cacimbinhas, no Oiteiro, no bairro Vermelho? é um tal de fazer e desmanchar que ninguém aguenta mais. Se querem tanto embelezar o centro, pinte pelo menos a prefeitura que está uma vergonha, amarelada como o fujão e manchhada como ele deixou a história política da cidade. quero ver se o povo de penedo não vai ter vergonha na cara e aceitar esse mentiroso pedindo voto.
  • Fabio Marta,mulher de firmeza,carater..uma pessoa sabe o que esta certoo,aos microfones ja cansou de falar,bater na mesma tecla..e nada ouvem,,e asim vão acontecendo ..tudo fazendo de conta!!! que decepção..choro mesmo,pela minha queridissima penedo!! parabéns marta pelas lidnas palavras,.concordo cm tudo!!
  • Justino Neiva Melro Nos estamos lendo críticas de todos e continuemos na soberba expectativa de manter sempre de fora os verdadeiros penendenses, que poderiam administrar os destinos de nosso município. Por estas temos de fazer algo e num momento como este devemos escolher os políticos que nasceram em penedo, têm experiência e tem amor as nossas origens. Vote em Penedo, escolha um penedense.
  • Israel Macedo Compartilho com seu brilhante comentário. O problema é que quando se elege alguém de Penedo, este alguém também envereda pelo caminho da irresponsabilidade, trazendo prejuízos ainda maiores para a nossa cidade. Com a sua idade, você já conheceu Prefeitos honestos e amantes de Penedo. Hoje, com raras excessões, deparamo-nos com edis que são verdadeiros moleques. Superfaturam obras, desviam recursos do município e ainda se acham bons adminstradores. VAMOS CONTINUAR CHORANDO.
  • amiga martha queria q vc comentese mais sobre essas fugas da delegaçia de penedo esses asassinos tem mesmo e q ir para a penetençiariaaaaaaaa rapido esse daniell vai fugi d novo ele matou 1 inoçente sou quero justiçá!!!!!!!!!!!OBG MARTHA BJSSSSSS FICA COM DEUSSSSSS
  • Penedense triste Marta Sou penedense e estou fora (não distante) da minha cidade tem 5 anos. Acompanho todo o noticiário sobre essa maravilhosa cidade que estão destruindo e que ela pende mas não cai. Mas até quando ela vai sobreviver a tanta destruição, a tanto descaso? Precisamos de políticos sérios e competentes para tomar as rédeas antes que seja tarde demais... Fica com Deus
  • José Carlos de Oliveira (Carlinhos) Pelo fato de já haver algum tempo que saí da nossa Penedo, justamente pela falta de empreeendedorismo e descaso nas jestões públicas, não me encaixo nos penedenses que só retornam à turismo ou em festejos periódicos, não...Sou penedense e não desisto nunca. Recentemente transitei pelas ruas do centro e alguns bairros e fiquei estasiado com a situação que ví. Mas, não se preocupe, nossa Penedo ainda esta de pé justamente pela oportuna felicidade que os nossos descubridores tiveram em denominala de PEDRA, pois acho que já imaginavam a dureza pela qual ela iria passar pós uns qutrocentoa anos de vida. No entanto amiga marta, ainda nos resta a mais nobres das ações em um poder republicano... MINHA VOZ É MEU VOTO! VIVA MINHA QUERIDA PENEDO! há!!!!! Os penedenses que aí vivem deveriam pesar como o Sr. Justino Neiva Melro (a cima) VOTEM EM PENEDENSES QUE REALMENTE AMAM E FAZEM ALGUMA COISA POR PENEDO! FALTAVAQ ESSA! MANDA LUIZÃO MONTAR UM BLOG! MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO E BELAS CRONICAS, CONTINUE...
  • Roberto Nasci em Penedo no dia 27 de Janeiro de 1979, e como amo esta maravilhosa e mais velha Cidade do Estado de Alagoas. Foi assim que cresci aprendendo a amar tudo que existe nesta Penedo, e hoje a maioria dos que moram ai conquistam suas aventuras e riquezas e investem fora, ao contrário dos que estão fora que divulga a Cidade e suas peculiaridades e no Coração esta o nome de Penedo dia e noite e rezando para que tudo der certo para quem reside e tentam sobreviver em Penedo.É triste ver tudo acabar e só fica a História, os contos e ninguém pra continuar com o legado.
  • Gabriela Flores vivi 16 das duas décadas que tenho de vida em Penedo. Tempo bom que nunca mais vai voltar. Desde que sai de la, ja voltei em visita 3 vezes. A ultima no mes passado e confesso que fique triste ao vem Penedo destruida. Ao inves da prefeitura derrubar e construir coisas so para mostrar serviço, deveria lutar pelo desenvolvimento da regiao...
  • Débora olá gostaria muito de fazer uma denuncia sobre esse cartões bolça família olha conheço pessoas q tem carro tem moto e trabalha na usina fichado recebe um bom dinheiro e não precisa do dinheiro do bolça família enquanto outras q eu conheço passa fome e não recebe o bolça marta isso não existe o programa e para pessoas carentes e não pra quem tem uma viga boa e tem de uma a tudo e eu acho q o primeiro erro vem deles os propios q trabalha la dentro isso não pode continuar temos q tomar uma atitude pq o programa e só para os pobre e não para os roquinho não acho certo