Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 10/11/2009 14:45

Uma vida dedicada a Alagoas e ao seu povo

Aquiacontece.com.br
Uma vida dedicada a Alagoas e ao seu povo
Hélio Lopes no lançamento do aquiacontece.com.br

Poucos alagoanos tiveram a oportunidade de servir ao seu Estado como Hélio Nogueira Lopes, que tem dedicado toda a sua vida de médico e homem público às causas maiores de Alagoas. 

Penedense apaixonado por sua terra, Hélio Lopes marcou toda a sua vida pela firmeza de caráter, competência e, sobretudo, honestidade no trato com a coisa pública, virtude cada vez mais rara no mundo da política brasileira.

Como prefeito de Penedo, pautou sua administração dentro dos mesmos princípios éticos que marcaram a passagem de Graciliano Ramos pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, quando entrou para a história com a lição de probidade que deixou ao Brasil como legado.

Pela atuação destacada com que sempre exerceu a medicina e pela dedicação ao trabalho em prol dos menos favorecidos, foi eleito prefeito pelo voto direto dos penedenses, exercendo o mandato de 5 anos, de 31 de janeiro de 1956 a 31 de janeiro de 1961.

Na sua gestão foi criado o Serviços Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e a Companhia Telefônica do município com 400 linhas, com serviço semi-automático, que foi absorvido posteriormente pela Telasa e Penedo também passou a ser a primeira cidade do interior alagoano a receber a energia elétrica de Paulo Afonso, vinda de Sergipe, dentre muitas outras realizações.

O penedense  Hélio  Lopes, teve atuação fundamental nos meios de comunicação da cidade.

Em 1958, durante seu mandato como prefeito de Penedo, fez a doação do prédio onde até os dias de hoje funciona a Emissora Rio São Francisco AM, a primeira emissora do interior alagoano. A Emissora Rio São Francisco entrou em operação, oficialmente, no dia 25 de abril de 1959 às 15 horas e foi inaugurada no dia 29 de agosto do mesmo ano.

O saudoso Haroldo Lessa, um dos grandes nomes do rádio brasileiro, foi o primeiro locutor da rádio com a célebre frase: “- Emissora Rio São Francisco, a Voz da Unidade Nacional. A partir de agora, Penedo fala mais alto.”

No final da década de 80, várias concessões de emissoras de Freqüência Modulada foram destinadas ao estado de Alagoas, especificamente para as cidades de Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Penedo. Perseguindo o sonho de dotar a sua cidade natal de uma emissora FM moderna e voltada para o crescimento de Penedo, Dr. Hélio Lopes e seu filho, o engenheiro Ronaldo Pereira Lopes, deram início ao trabalho de implantação da Rádio Penedo FM.

Inaugurada em 17 de Fevereiro de 1990, a Rádio Penedo FM tem-se destacado em Alagoas e região do Baixo São Francisco, como uma referência no ramo da comunicação, atuando em todos os setores da sociedade sanfranciscana.

Com os novos desafios da comunicação, em agosto deste ano, a Organização Hélio Lopes lançou o site de notícias aquiacontece.com.br, com o objetivo de ampliar a interatividade entre os penedenses e oferecer à comunidade alagoana mais um canal de informação.

Deputado estadual por três legislaturas, Hélio Lopes também deixou sua marca nos anais da Assembléia Legislativa como um parlamentar que jamais legislou em causa própria, escrevendo seu nome na galeria dos políticos que souberam honrar o mandato popular, em uma época em que não imperava o coronelismo nem haviam os famosos currais eleitorais, o que tornava Penedo uma cidade atípica no contexto da política alagoana. “Aqui ninguém é dono de voto e as lideranças são forjadas no trabalho e na dedicação as causas da comunidade” ensina Hélio Lopes.

Médico de formação humanista, Hélio Nogueira Lopes galgou o auge de sua carreira de homem publico como Secretário de Saúde no primeiro governo Divaldo Suruagy, época em que a escolha do secretariado tinha tanta importância quanto à própria eleição do governador.

Foi nesse cargo que Hélio Lopes realizou seu trabalho de maior interiorização dos servidores de saúde pública, construindo postos de saúde e levando médicos a todos os municípios alagoanos. Também foi presidente do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas – Lifal.

Mesmo tendo exercido diversos e importantes cargos da administração, Helio Lopes jamais se utilizou deles em proveito pessoal. “Meu maior patrimônio é a família, a legião de amigos que conquistei ao longo de minha vida e, sobretudo, a marca de honestidade registra em todos os cargos públicos que exerci, herança maior que deixo para meus filhos como legado”.

Como todo bom filho, Hélio Lopes é um penedense apaixonado por sua terra, e se divide ainda hoje entre Maceió e Penedo, gozando da convivência de um amplo leque de amigos e do respeito conquistado durante os anos de vida pública.

Hoje, em seu aniversário, ao comemorar 87 anos, Hélio Lopes, cercado de filhos de netos, recebe justas homenagens dos que reconhecem o grandioso trabalho desenvolvido durante sua vida pública em prol de sua cidade e de sua gente.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Rafaela Parabéns Dr. Helio, o senhor é um ORGULHO para a cidade de Penedo. Sonho em um dia ver de novo políticos íntegros como o senhor governando nossa cidade. Tenho certeza que todos os penedenses desejam muitos e muitos anos de vida para essa figura ilustre que tanto nos honrra.
  • Nani Rodrigues Acretido que, se todos amassem sua terra natal assim, com toda essa intensidade e dedicação, o quadro da nossa sociedade seria outro. Seria um quadro de conquistas, progresso e sobretudo respeito pelo ser humano! Assim se define a vida desse tão grande homem! Parabéns Dr. Hélio! Que o senhor complete muitos outros tantos anos de vida entre nóis!
  • Amintas Diniz Tojal Dantas Quero me congratular com esta reserva moral da REGIÃO que é o Dr. Hélio Nogueira Lopes, Médico humanitário, carismático, amigo e de um serviço enorme prestado à população ribeirinha, tanto de Alagoas, como de Sergipe. Não poderia deixar passar esta data sem manifestar o meu reconhecimento a êste grande lider pela sua simplicidade, humildade e que Deus ´continue lhe dando Saude e Paz, pois são os frutos da árvore que plantou e cultivou.
  • Marcio Parabéns Dr. Hélio, o senhor está guardado para sempre na memória de todos os penedenses, pois, por onde passou construiu história e amigos, Penedo se alegra em saber que um de seus filhos ilustres completa mais uma primavera, parabéns do fundo de nosso coração, Marcio, Dalila e família.
  • joaoazinho parabens Dr.Helio. não tive a oportunidade de conhecer seus trabalho como prefeito, mais acompanhei sua trajetoria com deputado estadual, tambem com secretario de saude e da lifal, e falar o que do senhor, que todos saben que o senhor é um homem serio, honesto e a pouco tempo eu falava no meus comentario, se alquem desafiava a sua conduta, a sua moral, Penedo Dr.Helio lhe deve e muito, mais uma vez parabens, e tudo de bom.
  • Adelson Alexandre Sem dúvidas o povo alagoano tem a referencias maior nessa pessoa de carater,profissional,como doutor Helio merecida homenagem que vc fez Marta. Resumindo o orgulho de sermos penedense por essa pessoa que é o nosso orgulho.