Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 19/10/2021 21:24

Dependência Tecnológica: Cuidado, você pode estar sendo vítima deste mal

Google
Dependência Tecnológica: Cuidado, você pode estar sendo vítima deste mal
Essa dependência pode causar prejuízos psicológicos a longo prazo.

Todos os dias nós vemos novas tecnologias surgindo, elas facilitam nossas vidas, seja na rotina de trabalho, familiar ou relacionamentos. Algumas pessoas acabam extrapolando o tempo considerado normal para usar essas ferramentas, e essa nova dependência, está sendo comparada com o vício das drogas e do álcool. A dependência tecnológica é quando não é possível controlar a necessidade de utilizar smartphones, internet ou jogos, como um intenso vício, essa dependência causa prejuízo em vários aspectos da vida, além de um sofrimento emocional intenso.

No processo de pandemia, o uso de Internet apresentou-se como uma das alternativas para muitas pessoas em amenizar o impacto emocional negativo causado pelo isolamento social. Contudo, essa ideia de fazer o bem, quando levada a um vício, tornou-se um mal, pois o confinamento obrigatório, conduziu o uso destas ferramentas, mas você sabe onde essa dependência pode levar ? O perigo existe, pois essa utilização constante fez com que as pessoas permanecessem mais tempo conectadas do que o necessário e com isso, muitas delas perderam o autocontrole e tornaram-se dependentes.

O diagnóstico não é fácil, já que as tecnologias são inseridas no nosso cotidiano e nas atividades que realizamos, fazendo com que seja difícil de prever quando o uso está excessivo. Pesquisadores da neurociência, nos EUA, afirmam que essa dependência é um fenômeno global e estima-se que 5% dos jovens que usam a Internet sofrem deste problema. Todos utilizamos tecnologias e temos que concordar que elas são praticamente impossíveis de serem evitadas hoje em dia. Mas como tudo em excesso vira um problema, com isso não poderia ser diferente, por isso divirta-se ao usar a internet, mas ao perceber que seu uso está atrapalhando suas atividades, converse com sua família, procure ajuda profissional. O maior tesouro nos dias de hoje é a saúde mental!


.

 

Comentários comentar agora ❯