Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 16/08/2021 10:00

Open Banking: Entenda como vai funcionar essa nova ferramenta financeira no Brasil

Google
Open Banking: Entenda como vai funcionar essa nova ferramenta financeira no Brasil
O sistema permitirá integrar todos os dados em uma rede única.

Até o final de 2021, o Banco Central pretende implementar o “Open Banking no Brasil”, o termo em inglês faz referência ao “Sistema Financeiro Aberto”. Os dados de clientes são padronizados e compartilhados para que os produtos e serviços bancários atendam às necessidades e compartilhados para que os produtos e serviços bancários atendam às necessidades do público de forma personalizada. Com a devida autorização expressa do cliente, que decide compartilhar os dados, com quem e por quanto tempo, segundo o Banco Central, a integração pode melhorar a avaliação de crédito e estimular a competição no sistema financeiro, com produtos mais adequados e mais baratos.

Sob um conceito simples, é possível facilitar a concessão de crédito, estabelecendo taxas mais certeiras ao perfil de risco do tomador do empréstimo. Servirá também para comparação dos serviços entre as financeiras, custo de seguros, rentabilidade de investimentos e dos demais produtos bancários. Este serviço visa criar produtos e serviços sob medida e com preços mais atrativos para necessidade do cliente, com base nos dados de consumo, renda e transações financeiras.

O cliente terá o acesso a quais consentimentos estão válidos, para quais instituições compartilhou os dados e quais informações, de fato, foram enviadas pela instituição financeira. Por meio dos canais digitais, as financeiras participantes vão disponibilizar um ambiente para que a pessoa tenha controle das permissões. Mesmo com tanto estudo sendo apresentado referente o tema, especialistas em segurança digital, pede aos usuários que reforcem os cuidados em relação às transações bancárias por aplicativos ou sites. Mesmo com o avanço chegando, é sempre bom tomar cuidado.
 

Comentários comentar agora ❯