Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 14/09/2021 15:29

Por falta de chuvas, alimentação pode ficar ainda mais cara no Brasil

Google
Por falta de chuvas, alimentação pode ficar ainda mais cara no Brasil
Alimentação fica cada vez mais cara no Brasil.

Diante da maior seca no país em 91 anos, o preço da alimentação deve ficar ainda mais cara no brasil, tendo em vista o desemprego elevado, brasileiros fazem substituições e diminuem a qualidade de suas alimentações. O aumento generalizado de preços na economia aperta muito o orçamento dos brasileiros, que não estão com seus salários acompanhando o ritmo acelerado dessa inflação.

Essas faltas de chuva atingem diretamente o Centro-Sul desde 2020, provocando quedas na produção de diversas culturas como café, cana-de-açúcar, laranja, milho, feijão e carne bovina. O baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas fez com que o governo acionasse as termelétricas, que produzem energia mais cara, elevando, assim, os gastos de produção das fazendas, indústrias e comércio em geral, gerando um efeito em cascata em toda economia.

O professor Felippe Serigati, da Escola de Economia de São Paulo, da FGV, afirma: “Os custos com energia elétrica vão ficar pressionados por um bom tempo, afetando, principalmente, a agroindústria, que consome mais energia do que os produtores. Naturalmente, isso vai aparecer no preço final dos produtos”.

Comentários comentar agora ❯

  • Rosely Tudo caro onde iremos parar .