Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 04/07/2021 23:48

A maior crise hídrica no Brasil, alerta para o desperdício de água

Google
A maior crise hídrica no Brasil, alerta para o desperdício de água
A maior seca no Brasil em 91 anos.

O Brasil vive a maior crise hídrica da história, resultado da maior seca em 91 anos. Após o anúncio de novo aumento nas contas de luz, muitos especialistas falam sobre o avanço das crises hídricas pelo país, isso afeta não só a produção de energia elétrica, mas também todo um ciclo de vida existente em torno do recurso hídrico. “Essa crise atual vem sendo veiculada já desde o final do ano passado. Mas se você olhar com cuidado, você vai ver que de 2019 para cá, todos foram anos com chuvas abaixo do normal”, explica o climatologista e professor de ciências atmosféricas da USP, Pedro Leite da Silva Dias.

Apesar do país ser o quinto das reservas hídricas do mundo, a falta de água é uma realidade em várias regiões. Alguns estudos indicam que os episódios de falta de recursos hídricos devem se intensificar nos próximos anos. Apesar da água possuir a capacidade de renovação, o seu consumo ainda é maior do que sua capacidade, no Brasil, o aumento do consumo deve-se ao crescimento populacional, industrial e da agricultura. Para se ter um exemplo, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), de cada cem litros de água consumidos, 72 são usados na irrigação agrícola.

O maior motivo da falta de chuva é o intenso desmatamento na floresta amazônica, é isso ocorre devido ao fenômeno dinâmico dos “rios voadores” que leva umidade a várias regiões da América do Sul. Como forma de enfrentamento à escassez de água, algumas atitudes devem ser adotadas, as ações envolvem o nível governamental, comunitário e individual. São elas: Utilizar a água de maneira racional, reuso da água, conservar as bacias hídricas, nascentes de águas e rios, técnicas de irrigação mais eficientes e tratamento de água. Podemos vencer essa crise se todos fizerem a sua parte.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Rosely Concordo que se todos nós tivermos a consciência de fazemos nossa parte, vamos todos poder evitar de ficarmos sem água.