29 Novembro 2017 - 18:39

Cohidro restabelece capacidade operacional de perímetro de Itabaiana

Com a chegada dos componentes encomendados no Sul do país e a devida instalação na Estação de Bombeamento II (EB-02), do Perímetro Irrigado da Ribeira em Itabaiana, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) retoma o funcionamento das quatro bombas nessa unidade em 100%, fazendo a irrigação, que operava de maneira parcial, fosse restabelecida para a situação anterior à quebra de dois dos motores. Novos investimentos estão previstos, com a aquisição de novos equipamentos e peças de reposição.

Conforme previsto no processo licitatório de aquisição de três ‘soft starter’ – dois para reposição dos com defeito e um de reserva – a entrega ocorreu na data limite, 17 de novembro. Já no dia seguinte, um dos componentes estava instalado pela equipe de manutenção da Cohidro e colocou em funcionamento da terceira bomba. Isso restabeleceu quase que por completa a rotina de bombeamento que operava antes da quebra. Segunda-feira, 27, foi concluído o reparo final do sistema e as quatro bombas operam agora em sua capacidade total.

A compra das peças teve que ser feita sob medida e nas especificações dos motores trifásico existentes, adquiridos no início de operação do Perímetro da Ribeira, há 30 anos e hoje fora de linha de fabricação. Tal fato, só acrescenta tempo de espera para que das duas moto-bombas, paralisadas, voltassem a funcionar. Somente um fornecedor do estado de Santa Catarina estava habilitado a concorrer à demanda iniciada ainda em junho. Enquanto a Companhia aguardava a entrega dos componentes, o diretor-presidente da Cohidro, José Carlos Felizola estabeleceu que toda prioridade seria dada ao restabelecimento a irrigação para os produtores da Ribeira.

“Assim que chegasse, dei o prazo de 24 horas para instalar e assim foi feito, com nossos valorosos técnicos fazendo a instalação em pleno sábado. Agradeço aos nossos servidores, pela motivação. Aos irrigantes, agradeço a compreensão e peço desculpas, em nome da Cohidro e do Governo do Estado, pelos inconvenientes provocados pela irrigação racionada, até o último dia 17. Nossa intenção foi de sempre atender o produtor com o total de nossa capacidade operacional. Isso só não foi possível diante desse imprevisto, hoje sanado”, explica Felizola.

O diretor-presidente ainda anunciou que está sendo licitado novo equipamento para ampliar a capacidade de irrigar da Ribeira. “Já autorizamos o departamento de licitação abrir processo de aquisição de um novo motor elétrico extra, para melhorar o bombeamento, principalmente nos finais de linha de distribuição, mais distantes das EBs. Da mesma forma que também temos aberto outro processo licitatório para a compra de rolamentos, tubos e conexões, para servir este e os demais perímetros irrigados do Governo do Estado, ambas demandas custeadas via recursos próprios. Por meio dos recursos destinados à Cohidro oriundos do Proinveste, de aproximadamente R$ 350.000, a companhia ainda está adquirindo válvulas borboleta e registros de gaveta, peças de reposição destinadas à manutenção das adutoras dos polos irrigados”, informa.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯