26 Junho 2020 - 10:25

Amor ao próximo motiva técnicos de enfermagem que atuam no Hospital de Campanha

Formando o maior grupo de profissionais em atuação no Hospital de Campanha (HCamp) Cleovansóstenes Pereira Aguiar, construído pela Prefeitura de Aracaju no Estádio João Hora de Oliveira, os técnicos de enfermagem estão em contato direto com os infectados, enfrentando a pandemia de covid-19 com bravura, se afastando de familiares neste momento difícil por amor ao próximo.

São 101 trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pelas funções básicas de manutenção da saúde dos aracajuanos internados. É a categoria mais próxima aos usuários, prestando o auxílio necessário para garantir bem-estar e salvar vidas.

Em comum, além de arriscar a própria saúde para cuidar dos contaminados, estava o medo provocado por uma doença ainda desconhecida. “No início não teve como não ficar atemorizada, pois se trata de uma pandemia, que atinge não só o Brasil, mas outros países. Uma doença que era desconhecida. Mas com o tempo fui me tranquilizando, na medida que aprendi como funciona a paramentação, as medidas recomendadas. Claro que ainda fica um pouco de medo, mas todos nós que estamos na linha de frente sabemos da importância do nosso trabalho”, conta a técnica de enfermagem, Fernanda Cardoso, 46 anos.

O receio, como descreve a profissional Aparecida Barreto, 32 anos, não está ligado exatamente a um sentimento de auto proteção, mas a levar a enfermidade para perto de quem se ama. “O meu maior medo é contaminar minha família, especialmente meus pais, que são idosos. A precaução de não ir visitá-los me magoou muito. Tive que vencer o medo para enfrentar o chamamento. Depois me preparei muito, estudando como a doença era transmitida, quais cuidados deveriam ser tomados, como tratar os pacientes. É muito diferente das outras patologias, por isso os cursos que nós tomamos foram importantes”.

O que reduz a apreensão, segundo os relatos, é estudar sobre o assunto, se qualificar, mas também contar com uma infraestrutura correta. Investindo de forma planejada, a Prefeitura de Aracaju garante a todos os profissionais os EPI's necessários ao desempenho de suas funções. “Nós temos a confiança da paramentação, todos os equipamentos de proteção individual, uma segurança que não encontramos nem em alguns hospitais privados”, ressalta Aparecida.
 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯