24 Setembro 2021 - 14:09

Coleta externa realizada pela Hemose recebeu 96 doações de sangue em Estância

Reprodução
O sentimento de ajudar a salvar vidas estimulou a doação de sangue

A coleta externa realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) no município de Estância, registrou 96 doações de sangue. A ação na quarta-feira, 22, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), Prefeitura do município e Hospital Amparo de Maria (HARAM) mobilizou a comunidade estanciana.

Na ocasião, a diretora Geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Luciana Déda, agradeceu as parcerias. “Para essa coleta acontecer precisamos do apoio dos parceiros, da mobilização dos doadores e de nossos colaboradores que não medem esforços para está nos municípios, ou nas instituições públicas e privadas em Aracaju realizando esse trabalho com toda dedicação”, destacou a gestora.

O sentimento de ajudar a salvar vidas estimulou a doação de sangue de estudantes, professores, além de parceiros como os alunos soldados, do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro. Ana Letícia Barros convidou o amigo Vinicius Oliveira Dionízio, para ajudar a salvar vidas. “Minha irmã precisou fazer um tratamento que utilizou o sangue, por isso, senti o desejo de retribuir”, contou.

Solidárias, a estudante Ana Vitória e a mãe, Francelia Guimarães, doaram sangue pela primeira vez. “Minha vó teve um linfoma e precisou de transfusão sanguínea. Hoje decidimos vir ajudar outras pessoas que também precisam”, disse Ana.

Programa

As coletas externas tem como objetivo promover a divulgação do serviço de doação, aproximar o hemocentro do cidadão e elevar os estoques de todos os grupos sanguíneos. “Atualmente a unidade coleta uma média de 70 doações de sangue ao dia. Depois de coletado, das análises sorológicas e demais testes, o sangue é fracionado para atendimento transfusional na rede hospitalar do Estado”, explicou a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas.

por Agência Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.