Skip to content

Comissão de Energia Nuclear avalia nova radioterapia do Huse

  • Home
  • Sergipe
  • Comissão de Energia Nuclear avalia nova radioterapia do Huse

Comissão de Energia Nuclear avalia nova radioterapia do Huse

A nova radioterapia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) receberá, nesta quarta-feira (17) a visita da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), responsável pela liberação do equipamento para o início dos tratamentos.

Segundo a física médica que atua no setor de Radioterapia do Huse, Katiúcia Bonfim, a CNEN fará a avaliação da infraestrutura e também do equipamento. “Outros órgãos competentes, a exemplo do Corpo de Bombeiros de Sergipe e da Vigilância Sanitária, já visitaram a nova radioterapia e a Comissão Nacional de Energia Nuclear está vindo do Rio de Janeiro para também fazer a avaliação. Estando tudo adequado, a Comissão faz a liberação para o funcionamento do aparelho e início dos tratamentos”, conta. O aparelho é um acelerador linear CX, com duas energias de fótons, usada para tratar tumores mais profundos e cinco energias de elétrons, para tumores mais superficiais.
.
Ela explica ainda que, assim que a Comissão emitir a autorização da operação do equipamento, a nova radioterapia começará a atender os pacientes gradativamente. “Quando a CNEN fizer a liberação, faremos uma programação e colocaremos a nova radioterapia para funcionar. A radioterapia do Huse hoje atende 60 pacientes por dia e, com o novo equipamento, duplicaremos os atendimentos. Em pouco tempo, será possível zerar a fila”, ressalta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também