16 Dezembro 2021 - 07:00

Governo de Sergipe apresenta planejamento para o setor de petróleo e gás na Mesa REATE

Download image
vento contou com a exposição de entidades estaduais e federais

Com o propósito de fortalecer o cenário local de produção de petróleo e gás, sobretudo no contexto terrestre, foi realizada ontem, quarta-feira (15), a Mesa REATE 2020 em Sergipe. O evento, que visa articular instituições em um planejamento conjunto para o estabelecimento de um ambiente competitivo, envolveu, após sua contextualização inicial, um momento de apresentação de respostas a desafios regionais.

Foram exibidas propostas de trabalho elaboradas por diferentes entidades como forma de atender às demandas de nove temas estratégicos, sendo eles Bens e Serviços; Logística; Mercado; Financiamento; Mercado e Marketing; Regulação; Licenciamento ambiental; Superficiários e Outros.

Durante as discussões sobre o desafio de aumentar a participação das empresas sergipanas no fornecimento de bens e serviços para a cadeia de petróleo e gás, foi encaminhada a articulação de um fórum sobre o tema, sob iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE). “Já contamos com o Fórum Sergipano de Petróleo e Gás (FSP&G), que pode servir de base para o espaço de discussão proposto”, lembrou o superintendente-executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Marcelo Menezes.

Ainda no tópico, foi mencionado o processo de desinvestimento da Petrobras em Carmópolis, abrindo espaço para a chegada de novos grupos investidores para gestão do ativo. Quanto ao desafio de criação de parques industriais em áreas estratégicas, Marcelo Menezes destacou a relevância do Complexo Industrial Portuário de Sergipe. “A lei que cria o complexo já foi sancionada, e esta é uma prioridade do planejamento do Governo de Sergipe”, pontuou.

Foi encaminhada, ainda, a condução de estudos liderados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em torno do desafio de desenvolvimento do gás natural no estado. Neste aspecto, foram sublinhadas as ações do Governo de Sergipe, incluindo o diálogo com empresas para a atração de investimentos e o incremento da malha de dutos.

Em torno do desafio de ampliar o marketing do Estado de Sergipe, o superintendente da Sedetec enfatizou o trabalho de prospecção de oportunidades e os espaços de debate nos quais o Governo vem se inserindo. “Temos participado e promovido webinares, rodadas de reuniões, seminários e fóruns. Em paralelo, temos buscado estabelecer parcerias e manter diálogos com possíveis novos players, inclusive no Marrocos e na Rússia”, ressaltou. Como encaminhamento, foi sugerida a elaboração de materiais de divulgação para disseminação em pontos focais nacionais e internacionais.

Os desafios apontados pela Mesa REATE foram endereçados, além de à Sedetec, ao Sebrae, Sefaz, SergipeTec, ABPIP, IBP, BNB, PENSE, Alese, Sudene, EPE, Sergas, BNDES, Apex, Petrobras, Sistema S e Adema, além de instituições de ensino e centros tecnológicos.

Mesa REATE

O Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (REATE), desde a conclusão das atividades de seu Comitê Executivo, instituiu fóruns estaduais, intitulados Mesa Reate. O objetivo da ação é promover a interlocução entre entes federais, estaduais, empresas e governança.

A Mesa REATE 2020 Sergipe é uma realização do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Governo Federal, com apoio e participação do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O Sebrae/SE também compõe a parceria.

por Governo de Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.