15 Outubro 2021 - 18:35

Governador participa da inauguração de nova unidade do Senac em Nossa Senhora da Glória

Arthuto Paganini | Supec - Governo do Estado
Governador Belivaldo Chagas

O governador Belivaldo Chagas participou, nesta quinta-feira (14), da inauguração do novo Centro de Educação Profissional do Senac Maria José Santos ‘Professora Lia’, em Nossa Senhora da Glória, promovida pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Esta é a maior unidade pedagógica do sertão sergipano e atenderá aproximadamente 14 municípios da região, com a oferta de cursos de formação e aperfeiçoamento profissional. Os investimentos na obra, mobiliário e equipamentos ultrapassaram R$13,5 milhões.

"Quero parabenizar a todos que estão preocupados com o desenvolvimento de Sergipe e, é fato, que o Sistema S tem servido com amor próprio para o desenvolvimento do nosso estado. Esse equipamento educacional será um divisor de água para o estado e principalmente para o sertão. O que vi, hoje aqui, é progresso, fazemos o hoje pensando no amanhã", disse Belivaldo Chagas.

O governador destacou que as ações do terceiro setor e da iniciativa privada se somam às do governo para fortalecer o desenvolvimento de Sergipe. "A gente teve, nessa semana, a feliz notícia, via reportagem do Valor Econômico, que trata da economia do país, que apesar de todas as dificuldades do momento que passamos, fomos classificados como um dos estado da federação que mais ampliaram investimentos neste ano. O governo faz sua parte e iniciativas como esta do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac vêm para impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região e todo o estado", afirmou.

A diretora Regional do Senac Sergipe, Priscila Felizola, frisou que a unidade escolar pode beneficiar, ao longo dos próximos anos, mais de 200 mil sergipanos. “Nós estamos aproximando os cursos do Senac da população e fazendo com que elas sejam qualificadas e transformem os seus sonhos em realidade. É gratificante, para nós, poder trazer essa capacitação para população, para que mais sergipanos possam ingressar no mercado, potencializar sua renda e sustentar suas famílias".

Para o presidente da Fecomércio, o deputado federal Laércio Oliveira, com a inauguração do centro, haverá mais negócios, mais crescimento e renda para os sergipanos. "Vai trazer, acima de tudo, uma base muito sólida de mão de obra qualificada. A partir de agora, não haverá mais necessidade das pessoas que vivem nessa região saírem daqui para buscar uma formação profissional ou crescimento fora daqui", pontuou.

Regionalismo

O prédio traz decoração de artistas naturais do município, como o artista Veio, que produz esculturas em madeira, e Maria Goes, que borda quadros decorativos, além de paginação de cactos em várias paredes. Segundo o arquiteto do Senac, Quiones Aquino, a escolha dos artefatos foi por conta do regionalismo. “A concepção do prédio foi feita para que comportasse o maior número de pessoas possíveis. Então, ele foi pensado justamente numa estrutura que pudesse ter grandes layouts. Para a decoração, a finalização, a gente trouxe o regionalismo do entorno como característica da identidade visual do prédio. Então, o que marca aqui é o regionalismo, foi o que prevaleceu”, explicou.

O Senac Glória é constituído de sete pavimentos com uma área de construção de quase quatro mil metros quadrados. O novo prédio conta com salas de aula e laboratórios de diversos eixos pedagógicos, além de biblioteca e auditório. O polo tem capacidade para atender a 500 alunos nos três turnos através da oferta de cursos de formação inicial, continuada e técnicos de nível médio, nas áreas de gestão e negócios, tecnologia da informação, beleza, saúde, gastronomia, comunicação e infraestrutura, além dos cursos da Rede EAD Senac.

A prefeita de Glória, Luana Oliveira, enalteceu a importância do equipamento para toda a região. "Obrigado por tudo que vem sendo feito por nós, sertanejos. A gente fica muito grato pelo compromisso e por acreditarem e apostarem nesse sonho. Eu quero dizer que nossa cidade cresce e fica cada vez mais bonita, cada vez mais próxima de todos com os investimentos no Alto Sertão. Não só a cidade de Glória, mas todo Alto Sertão que ganha com tudo que vem sendo feito", enfatizou. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯