14 Outubro 2021 - 18:36

Prefeitura assegura atendimentos odontológicos a usuários do SUS Aracaju

Ascom SMS
Toda terceira semana do mês de outubro é lembrada como a Semana Municipal de Câncer de Boca

Toda terceira semana do mês de outubro é lembrada como a Semana Municipal de Câncer de Boca. A data é baseada na Lei Municipal 3.764, de 8 de fevereiro de 2010, e serve de alerta sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Para assegurar esse serviço à população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como na rede especializada, quando necessário.

Somente este ano, a rede de saúde da capital já realizou 36.437 atendimentos, dos quais 33.304 em UBSs. Houve ainda 746 atendimentos no Centro de Especialidades Médicas da Criança (Cemca) e outros 520 atendimentos feitos no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que atendem usuários do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais do município. NA Rede de Urgência e Emergência (Reue) foram realizados 1.867 atendimentos odontológicos.

Na capital, para o primeiro acesso a este serviço é realizado na Rede de Atenção Primária (Reap), pela equipe de Saúde Bucal das UBSs. Após consulta e avaliação, os casos suspeitos ou com algum tipo de lesão são direcionados à Reae, cujos atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos), que fará os exames e encaminhamento necessários ao tratamento.

“Os usuários atendidos no Cemca e no SAE/CTA agendam diretamente no Cemar Siqueira Campos. Na Atenção Básica, temos 44 Unidades Básicas de Saúde com equipe de saúde bucal, realizando atendimento regularmente. Os usuários da UBS Niceu Dantas, no Mosqueiro, são direcionados para atendimento odontológico na UBS Santa Terezinha (Robalo) e UBS João Bezerra (Areia Branca)”, ressalta a assessora administrativa do Programa de Saúde Bucal da SMS, Itania Mara Santos.

A marcação da consulta odontológica pode ser feita de forma presencial uma UBS ou através da central telefônica, pelo 0800 729 3534, opção 5, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento de urgência odontológica é realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h. Aos sábados, domingos e feriados, o serviço funciona em regime de plantão 24 horas.

Câncer de boca
Também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, o câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e embaixo da língua. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é mais comum em pessoas do sexo masculino com idade acima dos 40 anos, tendo a maioria dos casos sido diagnosticada em estágio avançado.

Entre os hábitos que aumentam o risco de desenvolver a doença estão o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção dos lábios e excesso de gordura corporal.

Ainda de acordo com o INCA, a exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, de couro, de cimento, de cereais, têxtil, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxicos está associada ao desenvolvimento de câncer de boca.  

por Agência Aracaju

Comentários comentar agora ❯