08 Agosto 2022 - 09:43

Ecobueiros auxiliam limpeza urbana e evitam obstrução da rede de drenagem

Desde abril deste ano Aracaju conta com ecobueiros, equipamentos desenvolvidos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que servem para evitar transtornos para a população, a partir da prevenção de alagamentos, mas também como uma solução ecologicamente inovadora para o descarte irregular de lixo, o qual pode ser carregado diretamente para canais e rios.

“O ecobueiro é mais uma alternativa no processo de limpeza urbana que auxilia no escoamento das águas da rede de drenagem da capital, sobretudo no período das chuvas. Além disso, o uso do equipamento contribui, inclusive, com a saúde pública, uma vez que não permite que o acúmulo de lixo chegue até a rede, canais, rios e também nos mangues”, explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ao destacar o trabalho conjunto com a Defesa Civil do município e Emurb.

Nesse período de funcionamento, de acordo com o relatório de limpeza de ecobueiros mais recente, referente a julho, dos 13 que estão em funcionamento, atualmente, os que concentraram maior quantidade de lixo foram os instalados nas proximidades da região dos Mercados Centrais, enquanto o da avenida Adélia Franco e um outro, localizado no bairro Novo Paraíso, estavam praticamente sem material para ser coletado pelaCoordenadoria de Limpeza Pública..

A partir dos resultados dessas análises iniciais, a coordenadoria poderá estabelecer um cronograma planejado, considerando o índice de material que tem sido encontrado, em um determinado intervalo de tempo, nos diferentes locais em que se encontram esses ecobueiros, assim como desenvolver outras estratégias que agreguem na limpeza urbana e proporcionem, ao mesmo tempo, a prevenção contra alagamentos, bem como a coleta e o descarte regular do material filtrado pelo ecobueiro.

De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, os ecobueiros evitam que o lixo filtrado chegue aos rios e oceanos, cumprindo com uma das finalidades do projeto. Além disso, Lauro ressalta que os dispositivos “evitam que o lixo fique nas ruas e entupa as redes de drenagem”, salientando que os ecobueiros são compostos de material ecológico.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯