06 Agosto 2022 - 19:24

Varíola dos macacos: SMS orienta usuários e profissionais sobre casos suspeitos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), emitiu, nesta quarta-feira, 3, Nota Técnica nº 09/2022, para orientar a população e os profissionais de saúde sobre a varíola dos macacos. O documento contém informações sobre identificação de casos suspeitos, formas de notificação, coleta do exame e os locais onde os usuários suspeitos podem ser atendidos.

Inicialmente, a pessoa com sintomas deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, ou as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) ou, ainda, as Unidades Hospitalares Públicas e Privadas (neste caso as que têm acesso à rede privada), para serem atendidos.

A partir deste atendimento inicial, uma notificação obrigatória pelo estabelecimento de saúde é realizada e, havendo caso suspeito, a pessoa deve ser encaminhada para o Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, onde será realizada a coleta do material, que será enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) para dar seguimento à investigação epidemiológica.

“Caso outras doenças que se assemelham à Monkeypox [varíola do macaco] sejam descartadas, o exame é enviado para o laboratório de referência da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmação do vírus. O usuário com sinais e sintomas de sepse [complicação potencialmente fatal de uma infecção], insuficiência respiratória aguda ou encefalite, deve ser internado em Rede Hospitalar, pública ou privada. Já os usuários não sintomáticos devem fazer isolamento domiciliar e monitoramento dos contatos a cada 24h”, ressalta a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯