05 Outubro 2021 - 17:01

Governo inaugura Posto de Distribuição do Restaurante Padre Pedro no antigo Clube do Vasco

Pritty Reis
Usuários aprovam novo espaço, maior, ventilado e coberto, com redução do tempo de espera

Nesta segunda-feira, 04 de outubro, o Governo de Sergipe inaugurou o novo Posto de Distribuição do Restaurante Popular Padre Pedro, no centro da Capital. No antigo Clube do Vasco, localizado na Av. Antônio Cabral [atrás dos Mercados Centrais e do novo Terminal de Integração], a equipe da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) recepcionou os usuários, que aprovaram o primeiro dia de funcionamento da nova estrutura, onde o fluxo de pessoas aconteceu com tranquilidade. Como de costume, cerca de 2.700 refeições foram ofertadas em quentinhas no almoço e jantar, pelo preço simbólico de R$1,00, agora com maior conforto, proporcionado pelo espaço amplo, coberto, ventilado e com as marcações necessárias ao distanciamento social.

Luciano Bezerra da Silva, 37 anos, é vendedor ambulante. Frequentador do Padre Pedro desde que o serviço foi aberto, ele aprovou o novo local. “Achei muito bacana. Bonito, organizado, maior e agora anda mais rápido. Não fiquei nem em fila hoje; já fui entrando e pegando logo a quentinha. Muito bom mesmo”, comentou. Ele se refere ao serviço como essencial. “É muito importante não só pra mim, mas para todo mundo. A refeição é bem servida e nutre a gente. Consegue dar uma sustância. Esse rango aqui é uma benção do Senhor, principalmente nessa pandemia, que se não fosse o Padre Pedro, a gente estava daquele jeito”, comenta Luciano.

Lavatórios, bebedouros, filas preferenciais e para o público em geral, banheiro feminino e masculino, quatro bilheterias e quatro guichês de retirada das refeições são alguns dos aspectos que agradaram os usuários, garantindo um ambiente mais adequado. A secretária Lucivanda Nunes esteve presente, acompanhando os trabalhos durante toda a manhã, e reafirmou que o momento é de humanização e melhoria do atendimento. “Estamos muito felizes em ter conseguido viabilizar essa nova estrutura, com o apoio de diversos órgãos do Governo. Hoje, contamos aqui com o envolvimento da Defesa Civil Estadual, da Secretaria Geral de Governo e da Polícia Militar, trabalhando em conjunto com a nossa equipe Seias para instituir um fluxo mais eficiente e tranquilo para o serviço. Os ajustes serão realizados conforme formos estudando o movimento no novo local”, comenta Lucivanda.

De acordo com a gestora, uma vez implantado o fluxo inicial, será realizado o cadastramento da população que frequenta o Padre Pedro, para que haja uma identificação da demanda. “Dessa forma, poderemos não só verificar a quantidade de refeições que cada família necessita, mas também implantar um sistema de catraca com identificação biométrica e fazer uma identificação desses beneficiários, para que possamos orientar o seu acesso às políticas públicas da Assistência Social e, quem sabe, descentralizar a oferta do alimento, levando para outros pontos da capital, se restar comprovada essa necessidade”, disse a secretária. Ainda segundo Lucivanda, existem também a programação de implantação de um sistema de agendamento, e a previsão de realização de apresentações culturais, palestras informativas e de educação em saúde e cidadania, no novo local.

Mas já no primeiro dia, os usuários ficaram satisfeitos com a redução do tempo de espera. “Não precisei enfrentar fila nem ficar no sol. Melhorou muito. Já tem tempo que eu frequento o Padre Pedro, porque trabalho vendendo água há quatro anos aqui no Centro. É um serviço muito bom. Menos gasto pra gente e eu acho boa a comida”, relatou Cristiane Maria dos Santos, de 34 anos. Gestante, Daiane Viturino (34) também gostou da mudança. “Aqui está melhor; é bem maior, grandão. E não está longe do outro. Para mim, que moro em frente ao Padre Pedro, ficou bom”, comentou Daiane, enquanto deixava o local levando os seus alimentos, acompanhada de dois filhos pequenos. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯