24 Maio 2020 - 19:14

Policiais militares retiram 12 armas de fogo de circulação

Assessoria
Espingarda, espoleta, pólvora e outros itens foram apreendidas em União dos Palmares

Em ações e municípios distintos, equipes da PM atuaram em ocorrências que resultaram em um total de 12 armas de fogo entre o sábado (23) e o domingo (24).

Na manhã deste domingo (24), no Assentamento Caípe II, na Zona Rural de União dos Palmares, um homem foi preso pelas equipes do Pelopes do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e com ele: uma espingarda cartucheira calibre 36, 18 cartuchos calibre 36 carregados, uma quantidade de pólvora, esferas de chumbo e espoletas.

Uma denúncia anônima informava que um morador do assentamento teria uma espingarda e já teria, inclusive, realizado disparos em via pública. O homem foi encontrado, confessou possuir uma espingarda e autorizou a busca domiciliar. Suspeito, armamento e materiais foram encaminhados à 11° Delegacia de Polícia Civil em União dos Palmares, para realização dos procedimentos cabíveis.

Radiopatrulha

Durante a noite, no Centro de Maribondo, foi flagrado um caso de Posse Ilegal de arma de fogo e de Tráfico de drogas. A RP 03 recebeu denúncia do Serviço de Inteligência do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) que um determinado indivíduo possuía uma arma de fogo e drogas em sua residência. A ação contou com apoio da RP Comando e RP 90.

No endereço indicado, a guarnição identificou o suspeito, que estava na porta de casa e autorizou a entrada em sua residência e indicou onde guardava um rifle calibre 44 com numeração suprimida, 100 gramas de cocaína e uma balança de precisão. Suspeito e material foram encaminhados à 11ª Delegacia Regional de Polícia, em União dos Palmares.

Outra arma de fogo foi apreendida também pela Radiopatrulha, desta feita no Conjunto Parque dos Caetés, no Benedito Bentes. Maceió/AL. Durante patrulhamento no bairro, a RP 01 recebeu informações por populares que um indivíduo estava portando uma espingarda no conjunto. Já no local informado, com o apoio da RP 02, o indivíduo foi localizado portando o armamento e tentou se evadir, mas foi contido. Como ele resistiu a prisão, foi necessária a utilização das algemas para a condução à Central de Flagrantes, onde foram adotados os devidos procedimentos. Foi apreendida uma espingarda calibre 12 sem numeração aparente e com duas munições.

5º BPM

Também no Benedito Bentes, a Rocom 07, pertencente ao 5º BPM juntamente com a Supervisão da unidade flagrou mais um Porte ilegal de arma de fogo. Os militares receberam uma denúncia anônima que um indivíduo estaria em um veículo portando arma de fogo. O indivíduo foi localizado dormindo, visivelmente embriagado e, com ele, estava uma pistola calibre 380 com carregador. No interior do veículo foram encontradas peças de roupas, um par de algemas e uma touca do tipo balaclava. A guarnição apreendeu a arma juntamente com os objetos e conduziu o infrator à Central de Flagrantes para realizar os procedimentos legais.

10° BPM

No bairro São Francisco, município de Palmeira dos Índios, a guarnição do Pelopes do 10º BPM foi acionada para averiguar uma denúncia. No bairro Xucurus, indivíduos possivelmente armados estariam em um veículo Celta de cor preta. O automóvel foi localizado. Nada de ilícito foi encontrado na busca pessoal nos ocupantes, porém ao realizar ao realizarem a busca veicular os militares encontraram dois revólveres calibre 32 com 10 munições intactas.

Os dois autores, juntamente com os materiais apreendidos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos cabíveis.

9ºBPM

Um caso de violência doméstica levou militares de serviço no Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Água Branca (pertencente ao 9º BPM) a apreender duas armas de fogo. Chegando ao local indicado pelo Copom, o suspeito foi visto portando um rifle e ainda efetuou disparos contra guarnição, que respondeu à injusta agressão. O autor conseguiu se evadir por uma área de vegetação tomando destino incerto. Na residência, com a devida autorização foram apreendidas duas espingardas artesanais, além de três cartuchos reutilizáveis calibre 36, dois cartuchos reutilizáveis calibre 20, mais dois calibre 28 um calibre 40 (deflagrado) e duas facas.

A companheira e os filhos do autor vinham sofrendo abusos físicos e até, ameaça de morte. Na delegacia foi constado que já havia um mandado de prisão em aberto contra o autor. A guarnição tornou a encontrar o autor nas imediações da residência, ele voltou a efetuar disparos e novamente se evadiu pelo matagal. Na delegacia, foi lavrado o Boletim de Ocorrência.

3º BPM

Durante a tarde, no Sítio Chã do Forjo, em Taquarana, a guarnição do Cisp do município foi acionada via Copom para averiguar uma ocorrência de violência doméstica. No local, foi constatado que o autor da possível agressão tinha um revólver sob sua posse. Diante do flagrante o indivíduo foi conduzido à Central de Polícia Civil e atuado por posse irregular de arma de fogo (art.12 Lei 10.826).

O GPM de Jaramataia, no Sítio Campo Alegre, também registrou um Porte irregular de arma de fogo de uso permitido. O flagrante se deu a partir de uma denúncia de que um filho estaria agredindo sua mãe e teria efetuado disparo de arma de fogo em via pública. O suspeito tentou foragir em seu carro. Na fuga, chegou a efetuar um disparo contra a guarnição – que revidou à injusta agressão. Ele arremessou o revólver pela janela, se jogou do carro (Fiat Uno Mille Way) em movimento e adentrou em uma vegetação. O autor foi capturado, bem como o armamento (um revólver com cinco munições). O procedimento junto à Polícia Civil foi feito na Delegacia em Delmiro Gouveia.

Neste domingo (24), a guarnição de serviço no Cisp de Girau do Ponciano apreendeu um revólver calibre 38 com sete munições do mesmo calibre. A equipe recebeu um chamado via Copom para verificar uma situação de violência doméstica. No local, a vítima relatou ter sido agredida por seu companheiro embriagado. Relatou ainda que não seria a primeira vez que ele agia com violência e que o agressor possuía uma arma de fogo. O suspeito não foi localizado. A vitima foi conduzida à Central de Polícia juntamente com a arma, onde foi confeccionado Boletim de Ocorrência pelos crimes de Injúria, lesão corporal (Lei Maria da Penha) e Posse irregular de arma de fogo de uso permitido em desfavor do autor.

7° BPM

Em Major Izidoro, militares de serviço no Cisp também flagraram um episódio de Posse Ilegal de Arma de Fogo de Uso Permitido, após denúncia anônima sobre um senhor que teria matado um cachorro utilizando uma espingarda. Após buscas na região, o indivíduo foi localizado e apresentou a espingarda de fabricação artesanal.

O homem, juntamente com a arma foi conduzido à Delegacia de Plantão em Delmiro Gouveia, onde foi feito o procedimento de Posse Ilegal de Arma de Fogo de Uso Permitido. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯