27 Junho 2019 - 11:10

“Ronaldo está preparado para administrar Penedo”, afirma Március Beltrão em entrevista

Roberta Feitosa - aquiacontece.com.br
Prefeito de Penedo, Március Beltrão Siqueira (PDT)

A radialista Martha Martyres, âncora do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), entrevistou nesta quinta-feira, 27 de junho, o prefeito Március Beltrão. Precatórios do Fundef, reajuste dos servidores, concurso público e eleições 2020 estão entre os assuntos abordados.

Logo no início da entrevista o chefe do Executivo municipal explicou que é favorável que os servidores da Educação tenham acesso à boa parte dos recursos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), mas que precisa agir com responsabilidade.

“Eu não sou louco de cometer um crime contra as instituições, um desrespeito contra os tribunais superiores do nosso país, fazendo um rateio do qual eu não tenho autorização para fazer. Então nós baixamos um decreto com muita transparência demonstrando cada área em que vamos aplicar os recursos, com construção e reforma de escolas, capacitação de servidores, compra de veículos para transporte escolar e diversos outros investimentos para melhoria da qualidade da Educação”, afirmou.

O prefeito disse ainda que se caso surgir alguma decisão do Supremo Tribunal Federal autorizando o rateio, o Município vai analisar e convocar audiências públicas para conversar com a sociedade penedense. “O dinheiro não é meu e nem individualmente de ninguém. É de toda sociedade de Penedo, que trabalhou para que fossem arrecadados os impostos e colocados à disposição do município”, explanou, enfatizando que até o momento nenhum centavo desse dinheiro foi retirado da conta.

Quando questionado pela radialista Martha Martyres se Penedo paga o piso salarial nacional do magistério, Beltrão respondeu positivamente. “Não tenho conhecimento de nenhum professor com 20 horas ganhando menos que o piso nacional. Se tiver algum, que nos procure que a gente corrige e paga o retroativo”, declarou.

Reajuste salarial

A respeito do reajuste de 4,17% anunciado no dia 13 de junho, o prefeito explicou que ainda não foi pago porque o projeto de lei encaminhado à Câmara de Vereadores de Penedo não foi analisado devido a um pedido de vista, o que impossibilitou o aumento já na folha de junho.

“Penedo vive um momento diferenciando. Enquanto alguns municípios não estão conseguindo nem pagar a folha, nós estamos concedendo reajuste. Isto é o resultado de uma gestão equilibrada”, complementou Március Beltrão no programa que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco.

Concurso público

Um dos temais mais aguardados pelos ouvintes foi concurso público, já que nos primeiros meses do ano o prefeito havia declarado que no dia 07 de julho lançaria o edital do certame. Március Beltrão declarou que as pessoas estudem, se dediquem, que ainda esse ano as provas para preenchimento de diversos cargos no serviço público municipal devem ser aplicadas.

“Houve atrasos por conta de outros projetos, como o da reforma administrativa, por exemplo. Mas, já estamos procurando empresas sérias para elaboração e aplicação das provas. Mais ou menos em 90 dias o concurso público da prefeitura de Penedo deve ser realizado”, complementou Beltrão.

Március Beltrão e Ronaldo Lopes em visita ao gabinete do então deputado Ronaldo Lessa

Eleições 2020

Sobre as eleições de 2020, Március Beltrão ratificou o compromisso assumido com Ronaldo Lopes (MDB), vice-prefeito de Penedo. “Ronaldo vem acompanhando todos os acontecimentos e avanços que Penedo vem realizando em todas as áreas. É coordenador do PAC Cidades Históricas, está a frente de vários projetos de infraestrutura e sociais e é o mais preparado para continuar um trabalho que vem dando certo”, salientou.

O entrevistado disse ainda que Penedo precisa continuar seu desenvolvimento com alguém que tenha representatividade e que seja capaz de administrar a cidade ribeirinha buscando sempre o melhor para seu povo, em todas as áreas possíveis.

“Ronaldo é um homem de bem, tem representatividade e por onde passou marcou sua história positivamente, deixando frutos a serem colhidos. Ronaldo é nosso pré-candidato porque acreditamos que ele é capaz. Jamais apoiaria alguém que eu achasse que não seria capaz de conduzir os destinos de Penedo da melhor forma”, ratificou.

Március Beltrão também alfinetou a oposição ao fazer um comparativo sobre a questão salarial dos servidores públicos municipais. “Antes os servidores cobravam o pagamento dos salários atrasados, hoje cobram reajuste, porque os pagamentos são feitos rigorosamente em dias, dentro do mês trabalhado”, declarou.

“É bom que o servidor analise direitinho para não voltar a época do atraso de salário. Quem não consegue administrar a própria empresa jamais conseguirá administra o município de Penedo”, acrescentou.

O prefeito falou ainda sobre sua eleição para presidir novamente o Conisul, Sport Club Penedense e outros assuntos. Clique no player acima e confira o áudio da entrevista na íntegra!

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Ana Flávia Teixeira O Prefeito deve estar equivocado, Penedo não paga o piso. Como o próprio nome diz, piso é o valor mínimo a ser pago. Ele deve considerar o nosso PCC, portanto, é fácil comprovarmos que não recebemos. Má fé afirmar isso!
  • Adriano Prefeito Marcius , o senhor esqueceu q no primeiro mandato ,foi aumentado a carga horária do professor para 25h sem nenhuma compensação financeira para a categoria e lamento dizer q o piso não é pago em nossa cidade, pois faça a. Conta com 25h ,o q se faz é só repassar o valor sem ajusta-lo
  • Ama Fátima Rocha É SENHOR PREFEITO Ó SENHOR FALA DOS PRECATÓRIOS COMO SE FOSSE IMPOSTOS PAGO PELA SOCIEDADE E ESQUECE QUE ESSE DINHEIRO FORAM PERDAS DOS PROFESSORES , QUE DEIXARAM DE PAGAR NA EPOCA UM SALÁRIO DIGNO A ELES. HOJE TODOS VCS QUEREM METER A MÃO EM ALGO QUE NÃO PERTENCE A VCS .