20 Maio 2022 - 10:16

Inspeções realizadas pela Equatorial durante a madrugada gera incômodo a penedenses

Cortesia
Em alguns locais houveram denúncias de que os técnicos da Equatorial estariam vandalizando os equipamentos

Moradores de algumas localidades de Penedo estão se sentindo incomodados pela distribuidora de energia que atua em Alagoas, a Equatorial, pois seus funcionários estão realizando inspeções durante a madrugada.

De acordo com as imagens recebidas por nossa redação, pode-se perceber que os trabalhos estão sendo realizados por volta das 4 horas da manhã. Recentemente a ação aconteceu no Residencial Monte Rey e em outras localidades, deixando moradores intrigados por causa do horário.

Vale ressaltar que estas inspeções estão sendo realizadas também em outros municípios, como Arapiraca e Feliz Deserto, por exemplo. Em alguns locais houveram denúncias de que os técnicos da Equatorial estariam vandalizando os equipamentos averiguados, apesar das imagens não apresentarem nada que comprove estas afirmações.

Ao ser questionada sobre as denúncias, a assessoria de comunicação da distribuidora negou que tal ato estaria sendo praticado.

De acordo com o CDC, a lei Nº 8.078/90 garante que a prestação de fornecimento elétrico deve ocorrer de forma segura, adequada, e quando essencial, continuadamente. Caso não haja efetuação do pagamento, existem regras para o corte: “O consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

A suspensão do serviço de energia elétrica pode acontecer apenas em horário comercial, de 8h até 18h. Em dias como sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e nos feriados, o corte também não pode ocorrer.

A empresa divulgou uma nota recentemente, onde confirma que as ações estão acontecendo durante a madrugada e informa que tais inspeções estão sendo realizadas de forma rotineira em dias de semana e final de semana. A finalidade é constatar irregularidades que durante o dia não são possíveis de identificar.

Ainda segundo a nota, a Equatorial ressalta que as equipes de campo não realizam abordagem aos consumidores sendo apenas uma verificação do funcionamento dos equipamentos.

Confira a nota na íntegra:

Sobre imagens que estão circulando de colaboradores da Equatorial Alagoas realizando a atividade de inspeção na madrugada, a Distribuidora informa que as atividades são feitas de forma rotineira em dias de semana e final de semana, não só apenas no período diurno como também no período noturno, com o objetivo de constatar irregularidades que durante o dia não são possíveis de serem identificadas, em razão do modus operandi de desvio praticado por alguns consumidores.

A verificação periódica dos medidores de energia elétrica, instalados nas unidades consumidoras, deve ser efetuada segundo critérios estabelecidos na legislação, independente do horário em que a atividade será realizada. A Distribuidora ressalta, que durante as inspeções as equipes de campo não realizam a abordagem aos consumidores sendo apenas uma verificação do funcionamento dos equipamentos.

A Equatorial Alagoas reforça ainda, que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e ao ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro por isso a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar acidentes e diversas consequências para a empresa e para o estado.

por Estagiário sob supervisão da redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.