19 Fevereiro 2019 - 16:41

Mais Médicos: cerca de seis mil ribeirinhos são afetados com desistência de profissionais em Penedo

Karina Zambrana
Em Alagoas, 14 profissionais se desligaram do programa

Cerca de seis mil ribeirinhos estão sendo afetados diretamente com a desistência de profissionais inscritos no programa Mais Médicos, em Penedo. Das sete vagas ofertadas, cinco foram ocupadas e duas estão em aberto.

A ação, lançada em julho de 2013 no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, foi criada com o objetivo de suprir a carência de médico no interior e nas periferias das grandes cidades. Em Alagoas, 70 dos 102 municípios contavam com os médicos do programa. 132 vagas eram ocupadas por cubanos e 86 por brasileiros.

Em novembro de 2018, Cuba anunciou a saída do programa após o presidente Jair Bolsonaro ter anunciado que faria alterações nos termos de cooperação do programa. Com isso, o Ministério da Saúde (MS) abriu inscrições de forma emergencial para que médicos brasileiros ocupassem as vagas deixadas pelos cubanos.

Pouso tempo depois, apesar da bolsa de R$ 11.800,00 algumas cidades estão enfrentando um outro problema: a desistência dos médicos no programa. Segundo o relatório do MS, até o dia 14 de fevereiro, 14 profissionais se desligaram do programa no estado alagoano.

Só na cidade de Penedo, seis mil pessoas estão sendo afetadas de maneira direta com essa ausência dos profissionais. Das sete vagas, cinco foram ocupadas e duas estão em aberto após a desistência dos médicos.

De acordo com a Coordenadora de Saúde da Atenção Especializada, Karini Omena, os médicos eram recém-formados e passaram na prova de residência médica, o que impossibilitou que eles ficassem no cargo.

Ainda segundo a profissional, a rotatividade dos médicos que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) acaba sendo ruim para o vínculo com a população. “Uma das características fortes do PSF é a relação de vínculo com a população e com essas mudanças de profissionais acaba prejudicando", ressaltou.

Com isso, a Secretaria de Saúde da cidade tem buscado forma alternativas de suprir essa carência.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯