16 Agosto 2018 - 09:43

MP instaura inquérito para apurar supostas irregularidades do SAAE no abastecimento de água em Penedo

arquivo - aquiacontece.com.br
Tico Guerra foi entrevistado pela radialista Martha Martyres nesta quinta, 16

O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para que seja apurada a constatação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) de que o município de Penedo tem realizado o abastecimento de água para consumo humano em desacordo com as exigências legais.

De acordo com a portaria que foi publicada no Diário Oficial de Alagoas, durante a vistoria ocorrida em 05 de março do corrente ano, foram coletadas e analisadas pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, 21 amostras de água.

A análise constatou que das 21 amostras analisadas, 09 delas apresentaram ausência de Cloro Residual Livre, 06 apontaram a presença de Coliformes Totais e 03 constataram a presença da bactéria Escherichia coli, portanto, fora dos padrões da Portaria MS nº 2914/2011, conforme relatório produzido pelos técnicos da FPI.

A portaria diz ainda que durante os trabalhos da fiscalização foram encontradas estruturas físicas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) danificadas, inclusive com desperdício de água, e cita também outras supostas irregularidades no tocante ao abastecimento.

Para falar sobre o assunto, o diretor interino do SAAE Penedo, Francisco Souza Guerra, o Dr. Tico, como é mais conhecido, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), que tem como âncora a radialista Martha Martyres.

Segundo Guerra, a portaria pegou a todos de surpresa uma vez que a qualidade da água que abastece o município de Penedo já havia sido atestada por essa mesma FPI e que, inclusive, a notícia de que a água da cidade era uma das melhores do país foi destaque em portais de notícias de todo o estado.

“Essa portaria pegou a todos nós de surpresa. Mas estamos tranquilos e vamos conseguir esclarecer as coisas. Responderemos ao inquérito e vamos exigir uma contraprova, queremos saber onde foram feitas essas coletas e porque só agora foi divulgado isso”, declarou o diretor interino que também é Procurador Geral do Município de Penedo. 

Inquéritos para investigar falhas no abastecimento de água potável também foram abertos contra os municípios de Teotônio Vilela; Porto Real do Colégio; Igreja Nova; Coruripe e Feliz Deserto.

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • João servisso precario de abastecimento em penedo uma vergonha
  • Natalia todo dia cortam o fornecimento agua de qualidade ruim e um absurdo esse saae fica de olho prefeito
  • Paulo O SAAE não tem como ter um presidente interino que nem da área é. Acorda prefeito!
  • Gilvan gomes Muito irresponsável o prefeito Marcius Beltrão em deixar esse um presidente interino num órgão importante como o saae para atender anseios políticos desse rapaz chamado tico. sAAE é um órgao complexo e requer dedicacao exclusiva e tb não pode ser usado de forma politica.
  • Ana ao inves de trabalhar por agua de qualidade fica passando cimento em uma ou outra calçada. enquanto isso o serviço de agua vai de mal a pior
  • James rodrigues Vi postagens do tico mostrando o SAAE fazendo limpeza de campo de futebol em algum povoado. Vi tb passando patrol em estrada de barro pra alinhar. Isso não é trabalho do SAAE. O contribuinte paga a conta de agua pra ter agua de qualidade e não para que usem o saae para faEr politica. #foratico
  • Rodrigo Assunção Como o Sr. Tico Guerra consegue fazer isso com a população penedense, não consegue gerir nem a água pro povo, bem essencial, imagina gerir uma cidade, triste situação.
  • Julio Santos Tinha certeza que era um pilantra! Vergonha para Penedo
  • Rosiane o saae precisa de alguem da área e não alguem que acumula cargo
  • Rafael ok dr tico, gostei do esclarecimento.
  • Bruno Impressionado com a capacidade desse "Titica" em querer enganar o próximo. Queremos água com qualidade...
  • Arnaldo Gostei da entrevista. Vamos aguardar a contraprova.
  • pedro tico ta mais preocupado em aparecer que trabalhar. por isso o serviço de agua ta desse jeito em penedo
  • josé O saae virou cabide de emprego, nas mãos desse procurador/diretor.
  • ana clara Deixa de tratar a água, para dá altas gratificações para alguns funcionários.
  • Cícero Infelizmente o serviço de abastecimento de água está um coliforme, devido à inexperiência do administrador! Ao invés de trabalhar, fica querendo aparecer, enquanto a cidade está toda esburacada! Aí vem a pergunta que não quer calar, a culpa é de quem?
  • MARCIO JOSE SANTOS COUTINHO Agradeço ao SAAE, por colocar em minha casa uma água de ótima qualidade, uma vez que sou de penedo desde que nasci e sempre tomo água da torneira e nunca peguei doença alguma. Ao menos em Penedo não precisamos comprar água mineral para beber, uma realidade em varias cidades e capitais do nordeste.