Skip to content

Estudantes do curso de Turismo da Ufal realizam estágio supervisionado em Penedo

  • Home
  • Penedo
  • Estudantes do curso de Turismo da Ufal realizam estágio supervisionado em Penedo

Estudantes do curso de Turismo da Ufal realizam estágio supervisionado em Penedo

Sob a coordenação dos professores Mac-Dawison e Karlinne Cordeiro, estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram nos últimos dois meses de um estágio supervisionado em importantes órgãos voltados a preservação da história do município de Penedo.

Durante os meses de julho e agosto, totalizando 160 horas, os alunos aplicaram o conhecimento adquirido na universidade no Hotel São Francisco, Casa do Penedo e Casa do Patrimônio, como requisito obrigatório para conclusão do curso de graduação em Turismo da Ufal.

De acordo com os responsáveis pelo estágio, o Hotel São Francisco foi escolhido porque é parceiro da universidade em grandes eventos, a exemplo do Festival de Cinema Universitário e do Circuito Penedo de Cinema, e sempre abre as portas para os universitários, quando procurado.

Historicamente considerado o maior estabelecimento hoteleiro do município de Penedo, o hotel tem um lugar de destaque no estado. Nele os estudantes desenvolveram atividades pertinentes à hotelaria, gestão de meios de hospedagem, gastronomia, gestão de eventos, marketing e comunicação para o turismo, além dos conceitos referentes à economia e políticas públicas para o turismo.

Já na Casa do Penedo, os alunos foram recepcionados pelo Dr. Sales e Jean Lenzi, que, aproveitaram a oportunidade para reativar o convênio já existente entre a instituição e a universidade.

No prédio histórico os universitários desenvolveram atividades voltadas para a preservação do patrimônio, conservação de acervo, prática de catalogação e arquivo de conteúdo bibliográfico e museológico, além de diversas ações de resgate da riqueza cultural da região do Baixo São Francisco.

Por sua vez, na Casa do Patrimônio, que é mantida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, um convênio também foi reativado. Segundo os coordenadores do estágio, a parceria com o Iphan vem dando imensos frutos também para a cidade de Penedo, com a ocupação de espaços restaurados e que estão sendo usados pela Universidade Federal de Alagoas para o desenvolvimento de ações culturais e educativas, a exemplo do Sobrado dos Lessa, onde é o Centro de Cultura e Extensão Universitária; Albergue da Casa da Amizade, onde funciona o Laboratório de Hotelaria do Curso de Turismo; e agora com a restauração em curso do Cine Penedo, onde também funcionará a Escola Técnica de Comunicação, Audiovisual e Artes Cinematográficas da Ufal.

Em outras edições, outros campos de estágio já foram parceiros da Ufal, dando excelentes frutos para a formação dos estudantes, como a Prefeitura de Penedo, Prefeitura de Piaçabuçu, Santa Casa de Misericórdia de Penedo e Hotel Fazenda Boa Luz (Sergipe), dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também