09 Dezembro 2020 - 15:14

"Tirar a Codevasf de Penedo é um crime e não vamos ficar de braços cruzados", declara Ronaldo Lopes em entrevista

Fellype Barreto - aquiacontece.com.br
Segundo o prefeito eleito, existe um movimento político para levar a sede da empresa em Alagoas para Maceió

O vice-prefeito e prefeito eleito de Penedo, Ronaldo Lopes (MDB), foi o entrevistado nesta terça-feira, 08, pela radialista Martha Martyres na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). Além de anunciar alguns nomes que farão parte do 1º escalão do seu governo, o político falou também sobre outros assuntos, como a possibilidade da cidade ribeirinha perder a sede da Codevasf.

Ronaldo explicou aos ouvintes da emissora líder em audiência na região do Baixo São Francisco que desde que surgiu essa possibilidade que ele vem acompanhando de perto e articulando para impedir que a 5ª Superintendência Regional da Codevasf deixe de ter seu escritório sediado em Penedo, o que para ele seria um crime contra os trabalhadores da empresa e uma grande perda para a cidade ribeirinha.

“A coisa tem avançado muito rapidamente para que a Codevasf seja retirada de Penedo. Alagoas não tinha superintendência, pois pertencia a área de abrangência de Sergipe. Então naquela época, Hélio Lopes, como deputado, e Guilherme Palmeira, como governador, iniciaram um trabalho, juntamente com várias pessoas da própria empresa, e conseguiram que aqui fosse criada a 5ª Superintendência, o que foi um grande avanço para o estado”, declarou Lopes.

Agora, segundo o prefeito eleito, existe um movimento político para levar a sede da empresa em Alagoas para Maceió, onde uma comissão, inclusive, já foi montada e elaborou um relatório recomendando que a ida da empresa para a capital alagoana seja feita em duas etapas, sendo a primeira com apenas uma parte dos 80 servidores diretos e outra com o restante dos trabalhadores e toda a estrutura da estatal.

“Isso é um crime com Penedo. São mais de 80 servidores que moram na cidade, que possuem funcionários em suas residências, então são empregos que deixarão de existir. São pessoas que compram no nosso comércio. No momento em que estamos trabalhando empenhados para gerar emprego na nossa cidade, tirar a Codevasf daqui é um erro e causará grandes prejuízos”, acrescentou Ronaldo Lopes.

O vice-prefeito declarou também durante a entrevista que já está mobilizando prefeitos da região e de toda a Bacia Hidrográfica do São Francisco, entre outras autoridades, para que juntos à Prefeitura de Penedo e ao Comitê da Bacia possam criar uma frente de mobilização para impedir que esse importante órgão deixe de ser sediado em Penedo, principalmente em um momento crítico pelo qual o mundo passa.

“Não podemos ficar parados! Tirar a Codevasf daqui é abandonar os agricultores de Itiúba, do Boacica e da Marituba, que ainda está em fase de implantação e, mais do que nunca, precisam da Codevasf apoiando esses agricultores. É realmente um crime! Estão transformando a Codevasf em uma distribuidora de equipamentos, fazendo um trabalho político quando, na verdade, precisa atuar promovendo o desenvolvimento, como está em seu nome. Onde está o desenvolvimento que essa empresa vai promover se ela se deslocar para Maceió? Será mais uma empresa qualquer, pois estará longe de sua área de atuação”, complementou.

Lopes disse ainda que o momento é de parceria, de cooperação, pois toda essa região ribeirinha precisa desenvolver a piscicultura, a carcinicultura e várias outras atividades que necessitam diretamente do corpo técnico que está dentro da Codevasf. “Querem destruir tudo isso que conquistamos ao longo dos anos de uma hora para outra e isso é lamentável. O pior é que isso tem a participação de pessoas de Penedo, pessoas influentes, politicamente, que estão ao lado de parlamentares que querem tirar a Codevasf de nossa cidade”, enfatizou.

Ronaldo Lopes concluiu sua participação no Lance Livre dizendo que também já procurou deputados estaduais, a exemplo do deputado Inácio Loiola, e que vai buscar a bancada federal para tentar impedir que esse crime seja concretizado. O vice-prefeito deve se reunir nos próximos dias com o governador Renan Filho para ratificar a importância da empresa para Penedo e todo o prejuízo que sua ida para a capital vai causar ao município ribeirinho.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Sousa Quero parabenizar o nosso prefeito eleito, pela iniciativa, pois Penedo não pode ser prejudicado, pela falta de compromisso com o seu povo, deste grupo politico que quer tirar a CODEVASF de Penedo, essa empresa já faz parte da historia de penedo, o prejuízo econômico para Penedo e imensurável.
  • Thiago Infelizmente não faz mais sentido conservar toda a estrutura da CODEVASF em Penedo, no extremo sul do estado, uma vez que a empresa atua em todos os municípios de Alagoas. A CODEVASF está próxima dos perímetros de Itiúba, Boacica e Marituba, mas muito distante de todo o resto do estado.
  • Thiago Ronaldo tem nosso mais profundo respeito, mas seu pensamento não coaduna com os funcionários da CODEVASF, que sabem da importância de ver a empresa mais próxima da sede do governo estadual e das sedes regionais de órgãos do governo federal. Penedo perde um pouco, sim, mas Alagoas ganha muito.
  • José Guilherme Parabéns ao prefeito pela iniciativa, demonstrando sensibilidade para com a população beneficiada pela empresa e pelos funcionários. Respeito a opinião de todos, mas peço ao leitor Thiago que fale apenas por si. Conheço vários funcionários da Codevasf que têm uma vida já estruturada na cidade e não
  • José Guilherme Continuando, há muitos funcionários da Codevasf que não querem essa mudança, porque impactará negativamente suas vidas e a de suas famílias. Os prejuízos e transtornos não afetarão só a população local, mas os próprios funcionários.
  • José Guilherme Penedo está no sul do estado, mas está mais perto de muitos municípios do agreste e mais próximo de todo o sertão que Maceió. Operacionalmente, essa mudança não faz sentido, além dos transtornos que vai trazer. Que o bom senso prevaleça.