07 Dezembro 2021 - 10:09

Documentário sobre o “Nazo do Amendoim” é premiado como melhor filme, melhor roteiro e melhor direção em festival na Paraíba

Divulgação
O documentário NAZO dia e noite Maria retrata a trajetória de vida de Nazo, primeiro transexual assumido de Penedo

Após cinco dias de exibições de filmes, debates e mesas redondas, foram conhecidas as produções premiadas da 16ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB.

A solenidade de encerramento, e que culminou com a premiação dos filmes vencedores, aconteceu direto Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na noite do último domingo, 05 de dezembro.

O filme que retrará a história do penedense Josenaldo Veríssimo dos Santos, conhecido popularmente e carinhosamente como “Nazo do Amendoim”, foi o grande premiado da noite na categoria “Mostra Tropiqueer”. O documentário, produzido por Andréa Paiva, foi escolhido como melhor filme, melhor roteiro e melhor direção.

Para o “Nazo do Amendoim”, 66 anos, o momento é de muita felicidade por ver sua história de vida sendo contada para inspirar pessoas e mostrar que todos são livres para serem o que quiserem.

O filme...

A população trans trava uma batalha constante pelo reconhecimento da sua identidade de gênero e pelo direito de poder expressá-la. O documentário NAZO dia e noite Maria retrata a trajetória de vida de Nazo, primeiro transexual assumido de Penedo, cidade ribeirinha do Baixo São Francisco alagoano. Depois de passar por muitos percalços durante a infância e parte da vida adulta, Nazo impõe a sua vontade de se vestir publicamente como mulher, de “ser Maria de noite e de dia”.

por Redação

Comentários comentar agora ❯