13 Novembro 2019 - 09:45

Governo destina R$ 200 mil para combate ao derramamento de óleo no litoral alagoano

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), informa que serão destinados R$ 200 mil, em caráter emergencial e em recursos próprios, para projeto de combate ao derramamento de óleo no litoral alagoano. A notícia foi divulgada na tarde da terça-feira (11), em reunião na sede da Fapeal, onde também foi assinado o termo de outorga. Representantes que integram a força-tarefa, montada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e que visa monitorar os motivos do vazamento, também estiveram presentes.

Na ocasião, o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes Gomes, explicou que a liberação desses recursos teve o apoio do governador Renan Filho. “Sabendo da necessidade emergencial para adquirir equipamentos, conversamos com o governador e resolvemos, de forma emergencial, abrir um termo de outorga, com um valor de recursos que ele abriu mão de colocar em outra área, para aportar na Fapeal e conseguir dar uma alavancada no trabalho de vocês”, disse.

Guedes comentou, ainda, que Renan Filho determinou que a Fapeal não poupasse esforços no apoio a este trabalho no litoral alagoano. “O governador determinou à Fapeal que empreendesse esforços para articular o apoio necessário na viabilização de projetos de pesquisa que possam monitorar, avaliar e mitigar as consequências do derramamento de óleo na costa de Alagoas, se juntando aos esforços já realizados pelo Governo de Alagoas ao lado de outros da região Nordeste, além de várias instituições, prefeituras, órgãos de estado, organizações não-governamentais e universidades”, informou.

O recurso destinado pelo Governo de Alagoas será investido em pesquisas que abordarão temas como investigação do óleo coletado; tratamento e destinação deste óleo; monitoramento da água, da fauna nas faixas de praia e recifes; qualidade do pescado, além de aspectos socioeconômicos.

Em paralelo, de acordo com Fábio Guedes, seguirão sendo feitas articulações com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com a participação direta das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Nordeste, para uma chamada ampla no início de 2020. "Alagoas tem sido reconhecida nacionalmente pela eficiência e competência na remoção do óleo em nossas praias e acomodação do material", completou o presidente da Fapeal.

A reitora da Ufal, Valéria Correia, parabenizou a Fapeal pela resposta tão rápida à solicitação dos pesquisadores da Universidade, agradeceu a todos os envolvidos e destacou a importância da liberação dos recursos. “É muito importante esse compromisso do Estado conosco. A minha intervenção aqui é no sentido de agradecer, parabenizar e dizer que é somando forças que a Universidade existe. Nossos pesquisadores se articulam para enfrentar grandes desafios e esse é mais um deles. Eu não tenho dúvidas de que temos toda a capacidade e expertise de colaborar”, salientou.

A coordenação dos trabalhos ficará a cargo da professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal e membro da Associação Brasileira de Ciências (ABC), Marília Goulart, que se revelou emocionada em contribuir com este projeto. “Eu estou me sentindo muito viva nesse momento, que é muito especial, mesmo para mim com 45 anos de universidade, esse é um momento que me toca. Parabenizo à Ufal, à Fapeal e a vocês do governo por terem conseguido esse dinheiro nesse momento. A Ufal mostrará a importância dela, estamos precisando disso. É no momento que a Universidade está sendo desacreditada que ela mostra o seu papel. Não agradecemos o óleo derramado, mas foi um momento muito especial.”

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯