11 Abril 2021 - 04:00

Controle interno: programa busca aperfeiçoar a atuação do serviço público

Valter Campanato/ Agência Brasil
O Aprimora deve ser visto como um primeiro passo para o fortalecimento institucional da Presidência

O Governo Federal vem buscando melhorar a atuação do serviço público. Pensando nesse foco, foi instituído, no âmbito da Secretaria de Controle Interno, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Programa de Gestão Integrada e Melhoria Contínua da Qualidade (Aprimora).

O Aprimora tem como objetivo a melhoria dos serviços prestados pela pasta e a comunicação aberta e transparente com a sociedade.

“O programa estabelece uma série de diretrizes voltadas ao desenvolvimento e fomento de uma cultura organizacional para aperfeiçoar a atuação da secretaria em suas principais frentes. Quais são elas? A auditoria governamental; a corregedoria; ouvidoria; acesso à informação da Presidência da República; e os gerenciamentos das atividades relacionadas à comissão de ética pública da Presidência da República”, explicou o secretário de Controle Interno, da Secretaria-Geral, Edson Leonardo Sá Teles.

“Este programa foi inspirado em modelos de capacidade de gestão recentemente estabelecidos para essas atividades pela Controladoria-Geral da União, órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo Federal. E também por padrões técnicos estabelecidos em normas internacionais de qualidade que tratam da gestão da qualidade e da gestão de sistemas organizacionais”, complementou o secretário.

Segundo o secretário, a portaria que institui o Aprimora também prevê a criação de projeto para implementação gradual das diretrizes apresentadas, contemplando metodologias e demais produtos necessários à operacionalização do programa, visando à identificação e à supervisão em cada unidade organizacional da Secretaria de Controle Interno da Presidência.

E completou: “O Aprimora deve ser visto como um primeiro e consistente passo para o fortalecimento institucional da Secretaria e, consequentemente, de toda a Presidência da República”.

por Ministério da Economia

Comentários comentar agora ❯