30 Novembro 2021 - 08:56

Presidente Jair Bolsonaro e ministro Joaquim Leite conhecem projeto de ônibus elétrico desenvolvido no Brasil

Clauber Cleber Caetano/PR
Ônibus elétrico

Um ônibus elétrico com tecnologia 100% nacional foi apresentado nesta segunda-feira (29), no Palácio da Alvorada, ao presidente Jair Bolsonaro e ministros de Estado. O protótipo tem autonomia de 250 quilômetros e é movido, exclusivamente, por energia elétrica. “Isso vem para nos ajudar, e muito, na preservação do nosso meio ambiente e é uma oportunidade de negócio”, destacou o Presidente da República.

Durante a apresentação, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, ressaltou a importância de projetos como este na manutenção da qualidade do ar e na redução das emissões de gases de efeito estufa. Leite também parabenizou a iniciativa da empresa e destacou que ações que se encaixem na agenda de sustentabilidade devam receber incentivo especial do governo. “Parabéns pela geração do emprego verde, parabéns pela tecnologia brasileira, que pode ser exportada ao mundo, gerando emprego verde aqui no Brasil. O Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Economia vão acelerar essa agenda de crescimento verde”, disse Leite.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também reafirmou o esforço do governo em apoiar o desenvolvimento da tecnologia verde no Brasil. “É uma celebração do empreendedorismo brasileiro. Com o aumento da energia no mundo inteiro, é o Brasil reagindo com uma tecnologia verde para derrubar o preço do transporte público de massa”, afirmou Guedes.

O veículo foi totalmente projetado e construído no Brasil. Segundo, James Bellini, CEO da empresa responsável, até o software desenvolvido para comandar o ônibus tem tecnologia brasileira. “A gente precisa cada vez mais incentivar o investimento em tecnologia nacional”. Bellini concluiu reforçando a capacidade que a indústria nacional para investir em tecnologia, para trazer o que há de melhor para o mundo, gerando empregos no Brasil.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯