Skip to content

Ministro do meio ambiente se reúne com presidente da Colômbia e propõe cooperação internacional em prol da sustentabilidade

  • Home
  • Meio Ambiente
  • Ministro do meio ambiente se reúne com presidente da Colômbia e propõe cooperação internacional em prol da sustentabilidade

Ministro do meio ambiente se reúne com presidente da Colômbia e propõe cooperação internacional em prol da sustentabilidade

Oministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, se reuniu nesta terça-feira (19) com o presidente da Colômbia, Iván Duque, para tratar de assuntos relacionados à Conferência do Clima da ONU, a COP26, que acontece em Glasgow, na Escócia, em novembro. O encontro aconteceu no Senado e contou com a participação do Secretário Nacional de Clima e Relações Internacionais, Marcus Paranaguá, e do ministro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Carlos Eduardo Correa.

“Apresentei ao presidente colombiano as iniciativas do governo brasileiro para, durante a COP26, estimular o mundo a investir em uma nova economia verde”, afirmou Joaquim Leite. “O presidente Jair Bolsonaro disse na Assembleia Geral da ONU que ‘o futuro do emprego verde está no Brasil’, mas a verdade é que não precisamos esperar o futuro, o desenvolvimento sustentável, verde, já é realidade em nosso país – prova disso é o Programa de Crescimento Verde, que vamos lançar na próxima semana”, completou o ministro.

Também na reunião, as autoridades discutiram a necessidade de uma maior cooperação entre as nações detentoras de grandes florestas nativas. “Destaquei as mais recentes políticas brasileiras voltadas ao meio ambiente, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o novo Marco do Saneamento”, pontuou Leite.

Também entraram na pauta os pagamentos por serviços ambientais, área em que a pasta do Meio Ambiente tem investido bastante por meio da gama de programas que compõem o Floresta+ – Floresta+ Carbono, Floresta+ Bioeconomia, Floresta+ Empreendedor, entre outros que estão para ser lançados.

Cooperação internacional

Desde que iniciou os preparativos para COP26, o ministro Joaquim Leite tem realizado reuniões com diversos países, dos mais ricos aos mais pobres. Até o momento, foram cerca de 50. “Estamos tendo reuniões bilaterais para alinhar os posicionamentos dos outros países com os do Brasil e tentar chegar a um consenso nas negocições”, explicou Joaquim Leite ao líder colombiano.

Assim como vem fazendo nas audiências que realiza com representantes internacionais, o ministro do Meio Ambiente citou políticas brasileiras exitosas em temas como tratamento de resíduos, energia limpa e preservação de florestas e propôs uma cooperação internacional com transferência de tecnologia e conhecimento.

O presidente colombiano, Iván Duque, afirmou que enxerga o Brasil como ator fundamental nas discussões sobre meio ambiente e que os dois países, certamente, trabalharão juntos no tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também