15 Setembro 2017 - 17:10

Em Penedo, Renan Filho lança grupo para buscar alternativas de sobrevivência para o "Velho Chico"

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Ato em defesa do rio São Francisco aconteceu na manhã desta sexta-feira, 15

O governador de Alagoas, Renan Filho, ao lado do governador de Sergipe, Jackson Barreto, do prefeito Március Beltrão e do vice Ronaldo Lopes, entre outras autoridades, participou na manhã desta sexta-feira, 15 de setembro, de um ato em defesa do Velho Chico, que é considerado como o Rio da Integração Nacional.

Ao desembarcar no Porto das Balsas da cidade ribeirinha, o chefe do Executivo estadual conversou com a reportagem da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) e explicou que o objetivo do ato é atrair a atenção nacional para a situação lamentável pela qual o Rio São Francisco passa.

“Estamos realizando esse ato, dentro da programação alusiva ao Bicentenário de Emancipação Política de Alagoas, para atrair as atenções das autoridades para a situação do Velho Chico. Nosso rio precisa ser revitalizado pois ele é muito importante não só para o Nordeste, mas para todo o país”, declarou Renan Filho.

Para o governador de Alagoas, o Governo Federal precisa agir para que os ribeirinhos não sofram mais com a baixa vazão do Velho Chico. Com a situação atual, a navegabilidade já está comprometida em alguns pontos, a salinização da água já é uma realidade em cidades como Piaçabuçu e muito em breve o abastecimento pode ser prejudicado em muitos municípios caso não seja encontrada uma saída para o Rio São Francisco.

“Estima-se que que cerca de 30 milhões de pessoas, de várias regiões brasileiras, são beneficiadas de forma direta ou indireta pelas águas do Rio São Francisco. Não podemos mais ficar parados vendo esse rio morrer. Estamos aqui juntos, unindo forças e vamos dar nossa contribuição para salvar o Velho Chico”, acrescentou o governador.

Ainda em Penedo, Renan Filho informou que assinará um decreto criando um Grupo de Trabalho (GT) para buscar alternativas de sobrevivência para o Rio São Francisco, aumentando sua vazão e promovendo seu fortalecimento ecológico e econômico, que equilibra socialmente as cidades.

A viagem "Na Rota dos 200 Anos" teve início em Piranhas, passou e fez paradas em Pão de Açúcar, Traipu e Porto Real do Colégio, onde a comitiva, composta por servidores, secretários estaduais e convidados, pernoitou. Em seguida a comitiva seguiu para Penedo. O ato em defesa do São Francisco aconteceu na Casa de Aposentadoria. Os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, e da Bahia, Rui Costa, foram convidados, mas por conta de uma questão de agenda não compareceram. Entretanto, por telefone, eles reafirmaram o apoio à iniciativa proposta por Renan Filho em defesa da revitalização do Velho Chico.

Clique AQUI e veja mais fotos do evento!

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Fabrício Interessante começar com um estudo pelas fazendas onde haviam nascentes, que desaguavam no nosso rio, e que foram fechadas em função do plantio da cana-de-açúcar. Daí, iniciar um processo de revitalização dessas nascentes. Meio ambiente é um assunto muito sério e precisa de atenção.