14 Novembro 2018 - 13:56

Semarh será anfitriã do XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

Com o tema central na abordagem sobre o “Futuro da oferta e da demanda de água no Nordeste brasileiro”, Maceió vai sediar, entre os dias 20 a 24 de novembro, o XIV Simpósio de Recursos do Nordeste (XIV SRHNE). Nesse contexto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atua como anfitriã do evento e terá um estande para mostrar os avanços na política hídrica e ambiental em Alagoas.

O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), que tem o propósito de promover avanços na pesquisa técnica e científica e contribuir no aprimoramento de políticas públicas por meio de ações que permitem congregar pessoas físicas e jurídicas. Para maiores informações sobre o simpósio, basta acessar https://eventos.abrh.org.br/xivsrhne/.

Os debates sobre a temática hídrica acontecem no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá. A abertura será a partir das 18h30, no dia 20 de novembro, com participação da secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Anna Mathylde Moura, além de representantes de diversos estados brasileiros.

“Teremos em Alagoas um evento para tratar sobre os avanços da política hídrica no Nordeste. No Estado, os últimos três anos e onze meses foram de investimentos para que a população conseguisse acesso à água para consumo humano, de forma diária. Graças aos programas estaduais de Recuperação de Nascentes e Perfuração de Poços, os municípios alagoanos que demandavam as suas condições, passaram a ser atendidos pela política hídrica de Estado”, explica Anna Mathylde Moura.

No simpósio organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos os temas aludem para uma discussão relevante sobre o futuro da oferta e da demanda da água na região Nordeste.

“É um tema que se apresenta relevante devido à mudança de paradigma da gestão de recursos hídricos no Brasil. O paradigma dominante é baseado na oferta da água aos diversos usuários, no contexto dos usos múltiplos. As crises hídricas registradas nos últimos anos em várias regiões brasileiras têm demonstrado que novas abordagens precisam ser adotadas. O evento pretende colocar em discussão os avanços e perspectivas da oferta e da demanda de recursos hídricos no Nordeste brasileiro”, destaca a Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

O simpósio permite a participação de estudantes, pesquisadores, consultores e gestores de recursos hídricos trabalhando em diferentes condições e ambientes brasileiros. Eles são abrangentes e não se restringem ao Nordeste brasileiro, apesar do tema central ser direcionado a esta região.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯