14 Maio 2022 - 13:01

Ministério do Meio Ambiente inaugura central de logística reversa de eletroeletrônicos em São Luís

SECOM São Luís
O empreendimento faz parte do Programa Nacional de Logística Reversa, do Governo Federal

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e apoio da Prefeitura de São Luís, inaugurou central de logística reversa de eletroeletrônicos na capital maranhense. O empreendimento faz parte do Programa Nacional de Logística Reversa, do Governo Federal, criado com o objetivo aumentar a reciclagem no país.

"A partir de agora, o cidadão de São Luís, além de ter um ponto adequado para fazer o descarte do eletroeletrônico que chega ao final de sua vida útil, também tem a garantia de que esse material vai ser levado para a reciclagem. Com isso, temos geração de empregos verdes, preservação dos recursos naturais e proteção do meio ambiente", ressaltou o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

A central vai receber desde pequenos materiais eletrônicos até produtos de grande porte, como geladeira, máquinas de lavar e fogão, entre outros. "Do fone de ouvido à geladeira, agora o cidadão de São Luís vai fazer o descarte adequado, nessa parceria com a Prefeitura, e a partir dessa central inaugurada hoje, esse material vai ser levado para reciclagem e não mais para o aterro sanitário", completou André França.

A central inaugurada é a primeira do Maranhão e vai beneficiar mais de 1,1 milhão de pessoas de São Luís.

"Um passo importante, mais uma capital do Nordeste atendida pela logística reversa. É a reciclagem gerando empregos verdes e contribuindo para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas!", concluiu o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

“A parceria firmada com o Maranhão e o apoio do Ministério do Meio Ambiente são fundamentais para o crescimento da logística reversa no país como um todo. Agora, uma nova etapa tem início em São Luís, que inaugura a central de logística reversa de eletroeletrônicos visando a conscientizar a população a levar o produto pós-consumo até um ponto de recebimento. Depois do recebimento, a ABREE e seus parceiros irão assegurar a destinação final ambientalmente correta com segurança de todos os envolvidos, uma vez que todos já passaram por treinamentos para exercer a atividade. Essas ações contribuem para preservação e a proteção do meio ambiente, diminuindo o uso de recursos naturais, e aumentando a vinda de matérias-primas da reciclagem”, explica Helen Brito, Gerente de Relações Institucionais da ABREE.

Criada pela Lei nº 12.305 de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que o setor público e privado realize a gestão de resíduos para evitar que esses materiais sejam destinados incorretamente aos lixões. A iniciativa vai ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que busca até 2030 reduzir o impacto ambiental nas cidades, melhorando os índices de qualidade do ar, uso eficiente de recursos naturais, a gestão de recursos sólidos e a diminuição de poluentes.

Logística reversa

Em 2020, o Governo Federal normatizou o sistema de logística reversa de eletroeletrônicos no âmbito do programa Lixão Zero. O decreto prevê que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes mantenham toda a logística do sistema de coleta dos materiais em parceria com estados, municípios e associações de recicláveis. A previsão é que 400 cidades brasileiras contem com o serviço até 2025. Dos 5.000 pontos previstos até 2025, mais de 3.400 já foram instalados desde 2020 em todas as regiões do país. 

por Ministério do Meio Ambiente

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.