26 Setembro 2018 - 09:38

Prefeitura e Ibama abrem Parque do Horto no próximo sábado (29)

A partir do próximo dia 29, os maceioenses e turistas contarão com uma nova área de lazer e para a prática esportiva na capital em um ambiente onde o verde e o ar puro estarão sempre presentes. Trata-se do Parque do Horto, que será aberto à visitação no sábado, às 09h, por meio de uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Maceió e a Superintendência do Ibama em Alagoas. A abertura acontecerá com a participação do prefeito Rui Palmeira, gestores municipais e representantes do órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

O espaço onde funcionará o Parque do Horto tem uma extensão de 55,43 hectares e fica localizado atrás da sede administrativa do Ibama, na Avenida Fernandes Lima, bairro Gruta de Lourdes. Lá, há quase 20 anos, famílias utilizavam o espaço para caminhadas, mas o local foi fechado para visitação. O Parque é uma Área de Preservação Permanente (APP) instituída por meio do Decreto Federal 1.709 de 20 de novembro de 1995, sendo a terceira maior reserva planta de árvores da espécie Pau-Brasil, com aproximadamente 7500 exemplares.

Para a abertura do Parque do Horto, que será administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) em parceria com o Ibama, foi iniciada há um mês um mutirão para manutenção nos espaços que serão utilizados pelos visitantes. O trabalho, executado com o apoio de equipes operacionais da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), está em fase de conclusão. Ao todo são três trilhas, que somam aproximadamente 1,8 quilômetros e possuem graus de dificuldade entre 01 e 03 em decorrência do percurso.

Além das trilhas, os visitantes poderão ter acesso à fonte de água mineral e áreas de convívio, com espaços para piqueniques, redário e local para a prática de slackline. Outro atrativo do Parque será o Pomar da Fauna com aproximadamente 100 árvores frutíferas que serão plantadas no sábado. Para a abertura, seis food-trucks variados estarão com a venda de produtos para o público e a programação do dia contará, ainda, com trilhas guiadas e oficinas de educação ambiental.

Em relação ao funcionamento, o Parque do Horto estará aberto ao público em geral aos sábados, das 08h às 17h. Já nas terças e quintas as visitas serão apenas por meio de agendamentos para escolas como parte de atividades educativas em relação ao meio ambiente. Os contatos para agendar a visita serão divulgados pela Semds na próxima semana. 

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯