23 Outubro 2020 - 09:41

Dia Rosa leva serviços de saúde ao Centro nesta sexta-feira, 23

A Campanha Maceió Rosa, que este ano tem como tema “O cuidado é transformador”, realiza, nesta sexta-feira (23), o Dia D de combate ao câncer de mama. A ação ocorre no Calçadão do Comércio, das 8h às 13h, e conta com serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Maceió e e parceiros.

No Dia D, equipes da Secretaria Municipal de Saúde irão disponibilizar encaminhamentos para a realização de mamografias a mulheres dos 50 aos 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Além disso, quem comparecer ao local também terá acesso à aferição de pressão arterial e ao teste de glicemia, bem como informações sobre os cuidados relacionados à importância do exame precoce na detecção do câncer de mama.

Segundo a assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Marina Toledo, a Diagnose, prestadora de serviço, irá fazer a marcação dos encaminhamentos. “O público-alvo dentro da faixa etária não precisa ter nenhum exame preventivo para acesso à mamografia. A mulher que for já vai sair do Centro com o dia de realização do exame. Lembrando que o câncer de mama, se descoberto no início, tem 60% de chances de cura, o que torna imprescindível a realização da mamografia anualmente”, enfatizou.

Devido à pandemia de Covid-19, quem desejar participar das ações do Dia D deve estar atento ao uso obrigatório da máscara. Nesta edição, alguns serviços, como os testes rápidos (Sífilis, Hepatite e HIV), não serão ofertados para evitar aglomeração. No local, a Guarda Municipal vai ordenar distanciamento social entre as participantes da ação.

por Secom - Maceió

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.