23 Setembro 2021 - 13:07

SMTT realiza ações na orla e no Centro de Maceió no Dia Mundial sem Carro

Ascom SMTT
Ônibus foram estacionados em vagas de carros de passeio

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou, nesta quarta-feira (22) ações alusivas ao Dia Mundial sem Carro. As iniciativas, executadas no Centro e na orla da capital, buscam provocar uma reflexão aos condutores e incentivá-los a fazer uso dos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) e reduzir a circulação de carros na rua, resultando em maior fluidez viária.

No Centro da cidade, foram executados pontos de bloqueio para evitar o tráfego de veículos. A ação resultou na livre circulação de pessoas na Rua Augusta, popularmente chamada de Rua das Árvores e em vias do entorno. Futuramente, a SMTT planeja executar um reordenamento e torná-la uma via compartilhada para pedestres, ciclistas e condutores de veículos.

“Este bloqueio para quem circula aqui diariamente é muito bom e podemos caminhar sem receio de acidentes. Com a proibição dos carros eu fico bem mais tranquila e à vontade aqui, já que costuma ser bem tumultuado”, pontuou a técnica em enfermagem, Ana Claudia.

Rafael Firmino, que trabalha em um escritório de contabilidade também aprovou o experimento. “É bem difícil se locomover aqui, e alguns ambulantes não respeitam os espaços, eu gostei muito do teste e espero que venha com uma mudança em definitivo. Fazendo um comparativo com o outros dias, a gente percebe que as pessoas estão trafegando de forma mais tranquila sem a preocupação com os carros, e isso é algo muito positivo”, expôs.

A diretora do SIMM, Paula Isanelle, destaca a relevância dessas atividades. “A cidade precisa ser pensada para as pessoas, essa ação foi realizada para trazer a reflexão sobre o uso do transporte coletivo para que as pessoas possam trafegar livremente pelo Centro enquanto realizam suas atividades. Nosso norte é sempre priorizar o transporte coletivo, que é responsável pela deslocamento diário da maioria das pessoas”, contou.

Já na região da orla marítima, nas proximidades do totem “Eu amo Maceió”, dez coletivos foram posicionados em vagas de estacionamento. Levando em consideração que um ônibus tem capacidade para, em média, 90 usuários, seriam necessários 18 carros de passeio para transportar a mesma quantidade de pessoas. Outro ponto observado é que o espaço, que geralmente comporta cerca de vinte automóveis, foi utilizado por dez ônibus do transporte público.

“Quando se prioriza o transporte coletivo para o deslocamento diário, a gente tem uma série de ganhos, que vão desde a diminuição dos congestionamentos nas vias até a baixa emissão de gases poluentes. Nesse sentido, a Prefeitura tem adotado diversas medidas para modernizar o transporte público, a exemplo da redução da tarifa de ônibus, da instituição do o Passe Livre para os estudantes, e da criação de novas linhas, dentre outras iniciativas”, finalizou o superintendente da SMTT, André Costa.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.