22 Abril 2020 - 10:53

Cooperativas que fazem coleta seletiva em Maceió devem retomar atividades nesta semana

Divulgação
Cooprel, no Benedito Bentes, é uma das cooperativas que devem retomar atividades de coleta

Os catadores de recicláveis que fazem parte de quatro cooperativas que prestam serviços de coleta seletiva na capital, devem retomar as atividades de forma gradativa nesta semana. A medida foi anunciada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SUDES), nesta terça-feira (21).

As cooperativas têm contrato com o município e o retorno foi definido após uma avaliação técnica e jurídica. Com isso, a renda dos catadores de recicláveis fica garantida.

O cronograma de retorno das atividades foi elaborado durante uma reunião as presidentes das cooperativas Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes, Cooplum e Coopvilla e a equipe da Sudes.

Os cooperados que se enquadram no grupo de risco devem continuar afastados das atividades e os demais farão rodízio de equipe, evitando aglomeração, conforme as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos órgãos nacionais e estaduais.

O superintendente da Sudes, Gustavo Acioli Torres, informou que antes da suspensão do serviço, as cooperativas foram devidamente orientadas por técnicos de segurança do trabalho sobre as medidas de higienização e o uso de Proteção Individual (EPIs). As orientações foram reforçadas entre os cooperados para que os serviços possam ser realizados gradativamente de forma segura.

“A Prefeitura está realizando um levantamento junto com as cooperativas para identificar a capacidade de armazenamento dos resíduos recicláveis provenientes dos PEVs nos galpões, para que sejam triados no tempo correto. O planejamento também deve incluir a continuidade gradativa das outras frentes de trabalho das cooperativas”, explica Torres.


O retorno das atividades deve começar pela coleta seletiva nos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEVs). Os galpões de triagem das cooperativas também devem voltar ao funcionamento, no entanto com a devida redução na quantidade cooperados e na jornada de trabalho.

Os materiais, ao chegarem nos galpões, ficarão isolados e só depois encaminhados para a triagem. Como medida de higiene e preservação da saúde, também será realizada a lavagem e desinfecção destes espaços.

O serviço de coleta seletiva porta a porta permanece suspenso, por ora, mas será incluído no próximo cronograma das atividades das cooperativas, e atenderá a população através de solicitações por meio do telefone. As solicitações de coleta dos recicláveis devem ser realizadas pelo telefone 0800 082 2600, pelo Whastapp 98802 4834 ou pelo e-mail protocolo@sudes.maceio.al.gov.br.

por Portal G1

Comentários comentar agora ❯