13 Junho 2020 - 17:23

Defesa Civil passa a atender chamados 24h pelo número 199

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) implantou o acionamento 24 horas para atendimento de ocorrências pelo número de telefone 199. A partir de agora, além de contar com o atendimento dos agentes de Defesa Civil em tempo integral, a população pode entrar em contato diretamente com a Defesa Civil de Maceió 24 horas do dia, nos sete dias da semana.

A ampliação do horário de atendimento por telefone é possível após contratação de profissionais para as ações de Defesa Civil, principalmente no call center e no Centro Integrado de Monitoramento e Ação de Defesa Civil (Cimadec), através de acordo judicial entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Braskem S.A., que estabelece obrigações para a mineradora reparar os prejuízos socioeconômicos causados a moradores e trabalhadores do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, em Maceió, afetados por rachaduras decorrentes da extração de sal-gema.

“Nós já atuávamos no atendimento de ocorrências 24 horas, mas os chamados por telefone após as 18h e nos finais de semana eram feitos através do Corpo de Bombeiros, pois não tínhamos pessoal suficiente para esse atendimento. Após este acordo judicial, conseguimos ampliar o quadro de profissionais, colocando o Cimadec em funcionamento 24 horas e, com isso, conseguimos abrir este canal direto com a população também 24 horas do dia, inclusive nos finais de semana e feriados”, destacou o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.

Através do número 199, a população pode solicitar vistoria ou revistoria na edificação – através do Registro de Ocorrência, Intervenção Preventiva, Declaração de Localização no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, além de obter informações sobre ações do órgão municipal.

“Os chamados em caso de ocorrência têm atendimento 24 horas pelo 199 da Defesa Civil. Então, em caso de risco, somos acionados diretamente pelo nosso número 199. Já para os casos em que a população queira requerer algum documento da Defesa Civil, orientamos que a solicitação seja feita de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 18h, enquanto o efetivo administrativo está em funcionamento para dar andamento ao pedido”, completou o coordenador.

Acordo Judicial

O acordo judicial firmado na Justiça do Trabalho prevê, entre outras medidas, que durante dois anos, a Braskem custeará parte das atividades da Defesa Civil de Maceió, no valor máximo de R$ 4,3 milhões, por meio da contratação de pessoal qualificado para auxiliar, exclusivamente, as atividades do órgão na execução do monitoramento geral das áreas de risco identificadas no mapa de setorização de danos. A implementação das atividades é de responsabilidade do Município de Maceió. 

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯