11 Novembro 2019 - 09:40

Vida Nova nas Grotas vai beneficiar 8 mil casas com reformas até o final de 2020

Márcio Ferreira
O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho

O Programa Vida Nova nas Grotas vai beneficiar 8 mil casas por meio de reformas estruturais até o final do próximo ano. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho neste sábado (9), durante a entrega das obras de melhoria de mobilidade urbana na Grota de Samambaia, no bairro da Serraria, em Maceió.

Essa foi a 25ª comunidade com obras concluídas e entregues pelo Vida Nova nas Grotas, desenvolvido pelo Governo de Alagoas em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Renan Filho lembrou que o programa, além de promover melhorias em mobilidade urbana, como a construção de escadarias drenantes, pontilhões e passeios, passou a atuar da porta do cidadão para dentro. Neste sentido, reformas estruturais já estão sendo feitas em 400 moradias, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

“São obras de até R$ 6,5 mil dentro da casa do cidadão e ele escolhe o que será feito. O Governo vai lá e faz a obra dentro da residência: ajeita o piso, faz a parede, o banheiro... É algo muito significativo, porque as casas mais carentes e das pessoas que mais precisam estão sendo selecionadas”, afirmou Renan Filho.

“Estamos, nesse momento, com 400 casas recebendo obras de melhorias e já temos outras 900 licitadas. Até o final de dezembro, nossa pretensão é licitar aproximadamente mil, chegando perto de duas mil casas atendidas”, acrescentou o secretário da Infraestrutura, Maurício Quintella.

Governador e os secretários estaduais percorreram a pé a Grota de Samambaia, no bairro da Serraria. A temperatura beirava os 30 graus e elevou-se ainda mais com o calor humano desprendido pelos moradores. Por onde passava, Renan Filho era aplaudido e abraçado pelos cidadãos, satisfeitos e gratos pelas benfeitorias.

“Tudo ficou muito bonitinho, porque antes era uma poeira grande, muito lixo, muita bagaceira. Hoje tá lindo e maravilhoso”, asseverou a dona de casa Maria Cícera da Silva, 42 anos, enquanto brincava com o afilhado de três anos de idade no parquinho da praça construída pelo Vida Nova nas Grotas.

“Um investimento como esse melhora muito a vida das pessoas e elas ficam muito gratas”, observou o governador.

Grandes mudanças

O programa nasceu em 2016, intitulado inicialmente de Pequenas Obras Grandes Mudanças, com intuito de transformar a vida das pessoas residentes em grotas de Maceió e, indiretamente, de todo o município. A princípio, o objetivo era proporcionar melhorias em mobilidade urbana.

Ao longo dos meses, porém, o programa cresceu, ganhou notoriedade e passou a se chamar Vida Nova nas Grotas com a chegada de um forte aliado: o ONU-Habitat, que instalou em Alagoas seu primeiro escritório no Nordeste, em outubro de 2017.

A parceria com o ONU-Habitat leva, além da melhoria em mobilidade para as comunidades, programas de inclusão social, meio ambiente, qualidade de vida, infraestrutura e empreendedorismo.

Atualmente, o Programa atende 49 grotas da capital alagoana. O Vida Nova já executou, até o momento, cerca de 25 quilômetros de escadarias, 36 quilômetros de corrimão, cerca de 510 metros de pontilhões, mais de 30 quilômetros de meio-fio, 3.400 metros de muro de contenção e mais de 10 mil metros lineares de canaletas.

Prêmio

O Vida Nova nas Grotas foi um dos vencedores do concurso Governarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A cerimônia pública de premiação aconteceu durante a Reunião Anual da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (GEALC), realizada nos dias 2 e 3 de outubro, em Buenos Aires, Argentina. Com sede em Washington, nos Estados Unidos, o BID é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.

Grota da Samambaia (Foto: Márcio Ferreira)

“Ultrapassamos as fronteiras do país, ganhamos um prêmio internacional com um projeto que nasceu para melhorar a vida das pessoas e se tornou uma referência para a América Latina e o Caribe. Isso para nós, que fazemos parte do Governo do Estado, é de uma satisfação enorme”, concluiu o secretário do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯