11 Outubro 2021 - 13:31

Vigilância de Zoonoses comemora sucesso do primeiro dia da Feira de Adoção

Victor Vercant / Secom Maceió
Feira de Adoção será realizada todos os domingos

O domingo de sol na orla de Maceió foi especial para famílias que estiveram no local em busca de um animal de estimação. O casal Augusto e Simone chegou logo cedo à Rua Fechada e foi direto à tenda onde foi instalada a Feira de Adoção organizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) para garantir um lar para cães e gatos abandonados. Neste primeiro dia, 13 animaizinhos ganharam um lar.

O casal disse que viu a divulgação da feira pela TV, foi ao local especialmente para levar mais um membro para a família e saiu de lá com uma cadelinha para alegria do filho, que esperava ansioso pelo presente.

“É importante sempre cuidar bem dos animais. No caso dessa, que foi abandonada, a gente está levando e vai dar muito carinho a ela, que vai fazer parte da família da gente. Temos um filho, e ele vai tomar conta dela. Ele está ansioso em casa por causa do cachorrinho. A gente viu ontem a feira pelo jornal e veio direto à feira para fazer essa adoção”, informou Augusto.

O movimento no local começou quando a estrutura ainda estava sendo instalada e o resultado do primeiro dia da feira, que será realizada todos os domingos na Rua Fechada da orla de Ponta Verde, foi animador. Foram expostos para adoção 15 animais adultos e filhotes. Destes, 13 foram adotados neste domingo (10).

Um dos frequentadores fez a doação de uma cadeira de rodas destinada a cães que precisam de apoio à mobilidade.

O coordenador geral da UVZ, Marcos Vasconcellos, agradeceu pela adesão dos maceioenses ao chamado para adoção. “O primeiro dia da Feira de Adoção de animais da Prefeitura de Maceió, por meio da UVZ, foi um sucesso. Levamos 15 animais à Rua Fechada, na Praia de Ponta Verde e destes, 13 animais foram adotados, conseguiram um lar. No próximo domingo tem mais, vamos levar mais animais”.

Ele chama a atenção para a responsabilidade das pessoas que se dispõem a cuidar de um bichinho, principalmente estes, que foram abandonados. “Esses animais chegaram à UVZ depois de terem sido abandonados ou resgatados de alguma situação de maus-tratos e precisam do carinho de um lar acolhedor. Quando adotam, as pessoas recebem orientação e assinam um termo para a adoção responsável”, ressalta Marcos Vasconcellos.

Antes da adoção, os animais são castrados, vermifugados e vacinados. Eles também recebem um chip, que é registrado para monitoramento e responsabilização em caso de abandono.

A feira será realizada todos os domingos, mas quem não puder ir ao local e tem disponibilidade para adotar um animalzinho pode se dirigir à sede da UVZ, que funciona de segunda a domingo, das 8h às 17, e fazer o procedimento no local. Nesse horário, além da adoção de animais castrados, funcionam os serviços de atendimento clínico com ênfase em zoonoses, vacinação antirrábica gratuita, castração por meio de agendamento e captura de animais de grande porte (equinos e bovinos) errantes.

Para os atendimentos clínicos, basta que o animal seja levado à UVZ, onde será examinado pelos veterinários disponíveis, conforme a ordem das fichas distribuídas. O contato para esclarecimento de dúvidas e agendamento de serviços é 3312-5576.

A vacinação antirrábica também é oferecida na Unidade durante todo o ano, não sendo necessário, portanto, aguardar a campanha anual para ter o animal vacinado. A Unidade de Zoonoses também oferece testes rápidos para leishmaniose e controle de enteroparasitoses, além do controle populacional de animais por meio da castração e promoção da adoção de cães e gatos.

por Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.