09 Dezembro 2019 - 22:24

Repentistas: alunos da Ejai vencem concurso no Teatro de Arena

Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola Municipal Dom Antônio Brandão, localizada no Tabuleiro do Martins, foram os vencedores do Concurso de Repente realizado na noite da última sexta-feira (6), no Teatro de Arena – anexo ao Teatro Deodoro.

Os alunos Geovanni Silva da Paz (4ª fase) e Joás Gomes de Sousa (6ª fase), conquistaram o primeiro lugar e levaram um prêmio no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) e um violão.

O encontro, promovido pela Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas, faz parte do projeto “Poetas na Escola”, desenvolvido pela Associação, e reuniu cantadores e violeiros profissionais do Estado que prestigiaram o evento.

Segundo a coordenadora pedagógica, Edenilda Costa, a participação dos alunos da Ejai no concurso faz parte do projeto pedagógico da Escola Municipal Dom Antônio Brandão. “A parceria entre a escola e os poetas repentistas contribuiu significativamente no processo de ensino e aprendizagem do alunado que despertou mais interesse pelos versos e rimas. Assim, com a orientação dos professores e o apoio de toda a equipe escolar eles produziram vários textos e um especialmente para participar do concurso”.

“O concurso é sempre uma oportunidade para os alunos da Ejai mostrarem seus conhecimentos e criatividade no repente, além de divulgar as manifestações culturais populares”, afirmou a diretora da escola Sayonara Peixoto.

Repente, conhecido também como Cantoria, é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. Seus personagens, chamados de repentistas ou cantadores improvisam versos sobre os mais variados assuntos, e andando pelas feiras e espaços populares se apresentam sozinho ou trocam versos com outro cantador, o chamado desafio.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯