10 Agosto 2020 - 08:00

Conheça os 20 clubes que começam a disputar o Campeonato Brasileiro 2020

Divulgação/CBF
Campeonato Brasileiro será disputado em condições específicas

Flamengo

O ditado popular costuma dizer que em time que se ganha, não se mexe. Campeão brasileiro e da Libertadores da América no ano passado, o Flamengo seguiu esse pensamento praticamente à risca. Em busca de mais uma conquista, o Rubro-negro manteve os principais jogadores do elenco multicampeão e larga como um dos favoritos à disputa do Brasileirão Assaí 2020.

A grande perda ficou por conta da saída do técnico Jorge Jesus, que deixou o Flamengo no início de julho. O português foi substituído pelo espanhol Domènec Torrent, que estreará no comando do Fla na primeira rodada do Brasileirão. Do time-base que venceu o campeonato com folgas em 2019, apenas o zagueiro espanhol Pablo Marí se transferiu. O defensor foi comprado pelo Arsenal, da Inglaterra. Para sua posição, chegaram Léo Pereira e Gustavo Henrique. Todos os outros dez titulares da campanha do ano passado se mantiveram no clube, que já levantou quatro taças no início de 2020. Vale lembrar que conhecer os times torna mais simples definir a escolha perfeita entre as melhores casas de apostas 2020, são diversas opções de modalidades.

E como se não bastasse a manutenção do time, o Flamengo ainda contou com a chegada de reforços de peso. O artilheiro, Gabriel Barbosa, e o craque do último Brasileirão, Bruno Henrique, ganharam a companhia de jogadores com passagem pela Seleção Brasileira, como o meia Thiago Maia e o atacante Pedro. No ataque, chegaram Pedro Rocha e Michael, revelação do Brasileirão 2019. 

Vasco

No alto da colina, batem milhares de corações cruzmaltinos. E a trajetória do Vasco da Gama no Brasileirão Assaí 2020 promete ser de muita garra e identificação com o torcedor. Isso porque o clube confia muito em dois jovens que têm muita história com a camisa alvinegra. No ataque, Talles Magno, a revelação de 17 anos que criou fãs Brasil afora no último Brasileirão. No banco de reservas, um grande ídolo do clube, que terá sua primeira chance como treinador: Ramon Menezes.

Meia de grande qualidade técnica, Ramon fez parte de uma histórica geração do Vasco, que dominou o futebol brasileiro na virada do século. Ele fez parte das conquistas do Campeonato Brasileiro de 1997, da Copa Libertadores da América de 1998 e Torneio Rio-São Paulo de 1999. Aos 48 anos de idade, era auxiliar técnico permanente do Vasco até março deste ano, quando Abel Braga deixou o clube e abriu a porta para que ele ganhasse uma oportunidade.

Mas engana-se quem pensa que o Vasco está apenas nas mãos de Talles Magno e Ramon. Há, ainda, outros bons valores das categorias de base, como Andrey e Vinicius, que se somam aos experientes Leandro Castan e Yago Pikachu no time. No comando do ataque, o recém chegada Germán Cano é um dos principais artilheiros do país na temporada e promete em seu primeiro Brasileirão.

Sport

De volta à Série A do Brasileirão Assaí, o Sport Recife atingiu uma marca importante ao conquistar o acesso no ano passado. Ao lado do rival Vitória, passou a ser o nordestino com o maior número de participações na era dos pontos corridos, com dez ao todo. Buscando permanecer na primeira divisão e mudar a história da temporada, a equipe comandada por Daniel Paulista terá um duro desafio pela frente.

Após ficar em segundo lugar na Série B em 2019, o técnico Guto Ferreira foi demitido no início do ano com o início ruim nas competições regionais, estaduais e nacionais. Aos 38 anos, Daniel Paulista foi contratado em fevereiro com o desafio de melhorar a campanha do time pernambucano e comandar o elenco durante o Campeonato Brasileiro. Ele conta ainda com o artilheiro Hernane nesta missão de 2020.

O Sport anunciou algumas contratações visando os torneios que tem pela frente, como o lateral-direito Patric, o zagueiro Maidana, os meias Jonatan Gomez e Lucas Mugni e os atacantes Ewandro, Leandro Barcía e Marquinhos, mantendo os pilares da equipe que subiu no ano passado.

São Paulo

Um dos maiores campeões brasileiros de todos os tempos, com seis títulos, o São Paulo não vence o Brasileirão Assaí há 12 anos. A última conquista foi em 2008, quando conquistou o troféu pela terceira vez consecutiva. Em 2020, o Tricolor Paulista está disposto a dar um fim a esse jejum. Para isso, conta com o talento e experiência de craques consagrados, como Daniel Alves e Hernanes.

Destaque no time do tricampeonato de 2006 a 2008, Hernanes retornou ao São Paulo no meio do ano passado e se juntou a Daniel Alves, outra contratação de meio de temporada do clube. Os dois são os mais experientes de um time-base que mescla a experiência de ambos e do atacante Alexandre Pato, por exemplo, com a juventude de Igor Gomes, o talento do goleiro Thiago Volpi e a segurança do zagueiro Arboleda.

O elenco é comandado por Fernando Diniz, que também foi contratado durante a última temporada pelo Tricolor Paulista. Dono de uma filosofia singular de jogo, o treinador prega por um jogo de posse de bola desde a própria área de defesa, com ênfase na construção de jogo. Essa será sua primeira temporada desde o início no comando do Tricolor, que está sedento por títulos. Pressão não vai faltar, mas qualidade também não.

Santos

Após bater na trave e ficar em 2º lugar no Brasileirão Assaí 2019, o Santos trocou de técnico para tentar abocanhar o caneco nesta temporada. Mas o trabalho do português Jesualdo Ferreira durou até o fim do Campeonato Paulista e o Peixe chega ao Brasileirão em meio a um momento de indefinição.

Sem saber quem será o técnico do time na campanha da competição nacional, o torcedor santista deposita sua fé no elenco alvinegro, que tem vários dos destaques da equipe do último Brasileirão, como o venezuelano Soteldo e o atacante Marinho.

Há também muita esperança na tradição centenária do clube de revelar grandes talentos. Nos momentos mais difíceis e complexos da história do Santos, sempre houve um jovem da base para encher o coração dos santistas de esperança. Na Vila, a regra é clara: um raio sempre pode cair novamente no mesmo lugar.

Palmeiras

Campeão em 2018 e tido pelos especialistas como um dos times que brigam pelo título do Campeonato Brasileiro Assaí de 2020, o Palmeiras rejuvenesceu seu elenco para esta temporada. O clube já tinha jogadores experientes, como Luiz Adriano, Felipe Melo e Weverton, mas introduziu talentos de suas categorias de base, como os meias Gabriel Menino e Patrick de Paula e o atacante Gabriel Verón.

O grande desfalque fica pela saída de Dudu, que foi o líder técnico do time nos últimos cinco anos e foi fundamental nos títulos brasileiros de 2016 e 2018. O atacante deixou o clube em direção ao futebol árabe durante a paralisação por conta da pandemia da covid-19.

Mesmo assim, o Palmeiras mantém um time forte para a disputa do Brasileirão Assaí e, a julgar pelo retrospecto recente, pode-se esperar mais uma grande campanha do Alviverde. Nos últimos quatro anos, o Palmeiras terminou no top 3 do campeonato, com direito a dois títulos.

Internacional

O Internacional respira novos ares em 2020. E com um sotaque carregado no castellano. Em busca de seu quarto título no Brasileirão Assaí 2020, o Colorado confia na direção do técnico argentino Eduardo Coudet para voltar a pintar o Brasil de vermelho.

O treinador chegou ao Inter no começo do ano, assumindo um elenco que já havia mostrado sua força na temporada passada. Sétimo colocado em 2020, o Colorado ainda disputou a final da Copa do Brasil e foi até as quartas de final da Copa Libertadores América.

Mas não é só Coudet quem carrega o sotaque no Internacional. O elenco tem alguns destaques estrangeiros, como o peruano Paolo Guerrero e os argentinos Victor Cuesta, Andrés D'Alessandro e Damián Musto. O Colorado ainda conta com uma boa base da temporada passada, com jogadores como Marcelo Lomba, Patrick e Edenílson. 

Grêmio

Poucos times brasileiros têm um desempenho tão bom nos últimos anos quanto o Grêmio. Sob o comando do técnico e ídolo Renato Portaluppi, o Tricolor Gaúcho é considerado por muitos um dos melhores times do país, não só pelos resultados, como pela qualidade do futebol jogado.

Apesar de comandar uma geração multicampeã, ainda falta a Renato uma conquista como treinador do Grêmio: o Brasileirão Assaí. Com o técnico, o Tricolor conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América, encerrando uma seca de mais de 15 anos sem grandes títulos. Mas ainda falta o Campeonato Brasileiro.

Para a edição do Brasileirão Assaí de 2020, o Grêmio conta com uma base já conhecida de seu torcedor. A dupla de zaga será formada novamente por Kanemann e Geromel, o meio tem os talentos de Matheus Henrique e Jean Pyerre, além da experiência de Maicon, Thiago Neves e Diego Souza. Será que o Grêmio adiciona mais essa taça à sua galeria?

Goiás

A campanha do Goiás no no Campeonato Brasileiro do ano passado surpreendeu muita gente. Dono de um futebol ofensivo e envolvente, o Verdão revelou bons jogadores e terminou na 10ª colocação da competição. Para o Brasileirão Assaí 2020, o desafio deve ser ainda maior, já que o time comandado por Ney Franco perdeu peças importantes do elenco.

O atacante Michael, eleito Revelação do Campeonato Brasileiro, deixou o clube rumo ao Flamengo e é a principal baixa do Goiás para o Brasileirão. Mas o elenco contou com a chegada de reforços conhecidos, como o atacante Victor Andrade e o experiente volante Sandro.

Além das caras novas, o Verdão conseguiu manter jogadores cascudos em competições nacionais, que fizeram parte de seu bom desempenho no ano passado, como o zagueiro Rafael Vaz e o atacante Rafael Moura. É com essa receita que o Goiás chega para o Brasileirão Assaí 2020 - buscando surpreender e alçar voos ainda maiores do que na temporada anterior.

Fortaleza

O ano de 2019 foi histórico para o Fortaleza. Após a conquista da Série B, o Leão voltou ao Brasileirão Assaí e não decepcionou seus torcedores. Em sua primeira participação no campeonato desde 2006, o Tricolor de Aço deixou a desconfiança para trás e terminou a competição na nona posição.

Com 53 pontos conquistados em 38 rodadas, o Fortaleza ficou a apenas três do Corinthians, oitavo colocado, e consequentemente de uma vaga na Libertadores da América. Depois de ficar tão perto de participar de sua primeira Libertadores, não tem como o clube não sonhar com a vaga.

Mas a posição final do Leão lhe garantiu uma participação na Copa Sul-Americana deste ano, um feito histórico para o clube. Contra o Independiente, o Fortaleza fez as duas primeiras partidas internacionais de sua história, mas acabou eliminado. No Brasileirão Assaí 2020, o Leão terá a chance de voltar a uma competição internacional. Afinal, como mostrou em 2019, sempre dá para sonhar mais alto.

Fluminense

A história comprova que a mistura de gerações costuma dar liga em times de futebol. É nessa fórmula que o Fluminense aposta suas fichas para chegar mais forte no Brasileirão Assaí 2020. Com a volta de Fred, um dos maiores ídolos do clube, e o ímpeto dos Moleques de Xerém, o Tricolor Carioca visa retomar os dias de glória nesta temporada.

O clube das Laranjeiras é conhecido por sua forte categoria de base. Tradicionalmente, o Flu costuma revelar grandes jogadores. O time desse ano não foge muito disso e conta com alguns jovens muito promissores. Um bom exemplo disso é a dupla que terminou o Campeonato Carioca como titular da equipe. O "Casal Sub-20", como foi apelidado pela torcida, traz os atacantes Marcos Paulo e Evanílson, crias da base do Flu.

No entanto, a experiência também fala alto na equipe tricolor. Além da volta do já citado Fred, o Fluminense conta com a bagagem de jogadores mais ‘cascudos’, como Nenê, Paulo Henrique Ganso e Hudson. Para completar a mistura do elenco, há ainda dois estrangeiros novatos, que buscam seu espaço na equipe: o meia uruguaio Michel Araújo e o atacante peruano Fernando Pacheco.

Corinthians

Campeão brasileiro pela última vez em 2017, o Corinthians acumulou duas campanhas discretas nas últimas temporadas. Mas em 2020, a Fiel Torcida tem motivos de sobra para acreditar no Timão no Brasileirão Assaí 2020. Talvez o principal deles seja uma dupla cheia de identificação com os próprios torcedores alvinegros: Jô e Luan.

De um lado, está Jô, velho conhecido dos alvinegros, revelado nas categorias de base do clube, craque e artilheiro da última conquista. Do outro, está Luan, que disputará o seu primeiro Campeonato Brasileiro na equipe do Parque São Jorge, mas que sempre foi corintiano e finalmente poderá defender o time do coração.

Além dos dois reforços, o Corinthians ainda manteve uma boa base de jogadores consolidados no clube, como o goleiro Cássio, o zagueiro Gil e o lateral Fagner. Esses devem ser os pilares do técnico Tiago Nunes, que assumiu o comando do Timão em 2020 com a missão de não só tornar o time mais competitivo, como de fazê-lo jogar um futebol mais atraente.

Coritiba

No ano em que comemora o 35º aniversário de sua primeira conquista nacional, o Coritiba volta à elite do futebol brasileiro para disputar o Brasileirão Assaí 2020. Para fazer uma boa temporada, o Verdão conta com o trabalho do técnico Eduardo Barroca, que trouxe uma nova filosofia ao clube.

Suas ideias pregam a valorização da posse de bola e a proposição de jogo. Certa vez, quando ainda treinava o Botafogo, Barroca definiu o estilo de jogo: "A bola é um porrete". Em sua analogia, um jogo de futebol seria uma luta e quem tivesse o porrete em mãos por mais tempo, teria mais chance de vencer. A chave, portanto, é ter a bola nos pés.

Na Série B do ano passado, Barroca comandou o Atlético-GO, que ficou em segundo lugar, logo acima do Coxa. Agora, é a vez do técnico carioca provar para a torcida do Coritiba que as suas ideias podem se transformar em um futebol bonito e eficiente dentro de campo. O histórico time de 1985 certamente gostaria dessa homenagem.

Ceará

Em sua terceira temporada consecutiva na Série A, o Ceará chega empolgado para o Brasileirão Assaí 2020. Para este ano, o Vozão aposta muito na experiência de alguns de seus principais reforços, como o atacante Rafael Sóbis e o goleiro Fernando Prass, que já conquistaram o Brasileirão por outras equipes.

Com a chegada do técnico Guto Ferreira, que conquistou o acesso com o Sport no ano passado e foi anunciado no período de paralisação das competições, adicionando outro profissional veterano no Campeonato Brasileiro ao clube, dessa vez, no banco de reservas.

Além dos dois já citados, o Vozão ainda trouxe outros reforços, como os zagueiros William Klaus e Tiago Pagnussat, os laterais-esquerdos Alyson e Bruno Pacheco, o lateral-direito Eduardo, os volantes Marthã e Charles, o meio-campista Vinícius e os atacantes Rogério, Jacaré, Cléber, Léo Chú e Rodrigão.

Bragantino

O ano de 2020 pode ser um divisor de águas na história do Red Bull Bragantino. De volta ao Brasileirão Assaí, o clube deu mais um passo em um projeto ambicioso, que ainda na Série B e tem como objetivo a participação na Copa Libertadores da América. Após o título da segunda divisão em 2019, o Massa Bruta chega à elite com um elenco encorpado e como um dos candidatos à surpresa da temporada.

Na janela de contratações, o Bragantino manteve boa parte do time que conquistou a Série B. Além disso, ainda reforçou o time com jovens promessas, algumas delas com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira. São os casos do goleiro Cleiton e do atacante Artur, que foi o principal destaque do time no Campeonato Paulista.

Ambos figuraram em algumas das listas da Seleção Olímpica do técnico André Jardine no ano passado e têm idade para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. Mais do que isso, mostram a força de um clube que olha para o futuro de uma forma diferente e que quer não só provar que seu lugar é a Série A, como crescer cada vez mais.

Botafogo

O Botafogo tem um histórico de ídolos estrangeiros. Nos muros de General Severiano, há dois grandes exemplos: o holandês Clarence Seedorf e o uruguaio 'El Loco' Abreu. Para manter viva esta tradição, na disputa do Brasileirão Assaí 2020, o Alvinegro conta com dois reforços internacionais: o marfinense Salomon Kalou e o japonês Keisuke Honda.

Os dois foram contratados durante o Campeonato Carioca e jogarão pela primeira vez o Brasileirão Assaí. No elenco do Glorioso, eles se unem a jovens promissores, como Caio Alexandre e Luis Henrique, sob o comando do experiente Paulo Autuori. O treinador, aliás, foi campeão com o Botafogo na última conquista nacional do clube, no Brasileirão de 1995.

Será um ano de adaptação para Kalou e Honda ao futebol brasileiro. Mas não será a primeira vez que eles atuam em solo nacional. Ídolos em seus países, eles defenderam Costa do Marfim e Japão, respectivamente, na Copa do Mundo de 2014. Eles até mesmo se enfrentaram, pela fase de grupos, com vitória dos marfinenses por 2 a 1. Os dois foram titulares na partida e Honda marcou o gol japonês, mas saiu de campo derrotado. Eles voltarão a jogar no Brasil, mas dessa vez no mesmo time.

Bahia

Não é de hoje que o Bahia tem enchido seu torcedor de orgulho. Nos últimos anos, o Esquadrão de Aço representa uma das principais histórias de recuperação do futebol brasileiro. Bicampeão brasileiro, o Bahia chegou a figurar na Série C ainda neste século, mas reconquistou seu lugar na elite do Brasileirão Assaí 2020.

Só que essa história já se tornou passado para os torcedores tricolores. Eles querem mais! Para isso, o Bahia aposta na continuidade de um trabalho que vem dando muitos frutos. Parte disso passa pela manutenção do técnico Roger Machado, que está há mais de um ano no comando do clube e de todo um elenco de jogadores.

Dentro das quatro linhas, alguns dos principais atletas da última campanha também ficaram, como o atacante Gilberto, o lateral Nino Paraíba e o goleiro Douglas Friedrich. O clube ainda contou com o reforço de peças importantes, como Rodriguinho, Clayson e Rossi, para fazer ainda mais barulho no Brasileirão Série A 2020. Será que é a vez do Esquadrão de Aço no Campeonato Brasileiro?

Atlético-GO

O Atlético Goianiense trocou o seu escudo para a temporada de 2020. E após a mudança de design fora das quatro linhas, o clube pretende seguir o mesmo caminho nos gramados: abandonar a antiga imagem deixada nas últimas campanhas no Brasileirão Assaí e fazer bonito nesta edição.

Essa é a quinta participação do Rubro-negro na Série A nos últimos dez anos e é justamente a essa gangorra que o clube quer dar fim. No entanto, se engana quem pensa que será uma tarefa fácil. Afinal de contas, o Dragão perdeu seus dois maiores goleadores de 2019 após a disputa da série B no ano passado: Mike, que se transferiu para o rival Goiás, e Pedro Raul, que deixou o clube para reforçar o Botafogo.

Mas para superar as adversidades o Atlético Goianiense aposta suas fichas na reformulação do sistema ofensivo e na manutenção da defesa – a segunda menos vazada da série B de 2019, com apenas 29 gols sofridos. Para tocar este ousado projeto, o Dragão trouxe o experiente Vagner Mancini, que terá a tarefa de comandar o time.

Atlético-MG

A torcida do Atlético Mineiro traz expectativas altas para o início do Brasileirão Assaí 2020. Com sete reforços e o técnico Jorge Sampaoli, que foi anunciado pouco antes da paralisação por conta da pandemia do coronavírus, o Galo reformulou seu plantel. Após a campanha ruim no ano passado, quando terminou em 13º na tabela, o Alvinegro quer dar início a uma nova era em sua história.

O argentino Sampaoli foi anunciado ainda em março e iniciou um processo de reorganização do elenco. Foram dispensados o lateral-esquerdo Lucas Hernández, os volantes Zé Welison e Ramón Martínez e os atacantes Edinho, Clayton, Ricardo Oliveira e Franco Di Santo. Depois das dispensas, o Galo foi ao mercado. Adicionou dois nomes para a zaga, com Júnior Alonso e Bueno, o lateral Mariano, dois meio-campistas, Léo Sena e Alan Franco, e dois atacantes, Marrony e Keno. Além deles, o meia Nathan foi contratado em definitivo.

A única baixa não planejada foi de Diego Tardelli, que se lesionou em um jogo-treino contra o América-MG e voltará apenas em 2021. O Atlético, entretanto, tem expectativas grandes por conta da campanha de Sampaoli com o Santos no ano passado, clube que treinou até dezembro de 2019. Com vários recordes quebrados, o Peixe terminou a edição em segundo lugar, apenas atrás do histórico Flamengo de Jorge Jesus.

Athletico-PR

Cada vez mais, o torcedor do Athletico Paranaense tem se acostumado a levantar taças. Nas últimas duas temporadas, o Furacão adicionou dois títulos inéditos à sua galeria: o da Copa Sul-Americana (2018) e o da Copa do Brasil (2019). Mas o sucesso do grupo formado pelo Athletico acompanhou o desmanche de boa parte do elenco, com a saída de alguns jogadores fundamentais nessas conquistas. No Brasileirão Assaí 2020, o Rubro-negro tentará se reinventar e fazer valer novamente sua força.

De 2018 até aqui, o Furacão viu as saídas de Léo Pereira, Renan Lodi, Bruno Guimarães, Marco Rubén, Marcelo Cirino, Rony, Robson Bambu, entre outros. Até mesmo o técnico Tiago Nunes deixou o clube para comandar o Corinthians. Mas as transformações e a perseverança estão na história do Athletico Paranaense. Em 2020 não deve ser diferente.

Sob a batuta de Dorival Júnior, o Rubro-negro tem uma promissora geração de jogadores no CAT do Caju, com talentos como os de Khellven, Erick, Vitinho e Pedrinho. Ao lado deles, há veteranos que já estão no clube há algum tempo e devem servir como referência no elenco, como Santos, Thiago Heleno, Lucho González e Nikão. Juntos, eles trabalham para novamente fazer o Furacão sacudir o Brasil.

 

 

Comentários comentar agora ❯