25 Janeiro 2022 - 12:31

Arte de Toda Gente recebe Mostra gratuita sobre a cidade de Ouro Preto

Divulgação
Trabalhos do Tirrusca

A Funarte em parceria com a UFRJ convida para a Mostra Bossa Criativa, que exibe nos dias 25 e 27 de janeiro (terça e quinta-feira), às 18h, a série Ouro Preto: dos telhados às Minas Gerais. Os vídeos contam com a participação de cinco artistas plásticos que nasceram ou vivem na cidade mineira e utilizam sua arte para retratar a cidade e a região conhecida por seus minérios. Participam da Mostra os artistas: Tunico dos Telhados, Carlos Bracher, Fani Bracher, Cor Jesus e Tirrusca. A Mostra online é gratuita e indicada para todas as idades.

Da pintura ao artesanato, as linguagens artísticas são muitas. Tunico dos Telhados que transforma telhas coloniais em sua tela de pintura; Carlos Bracher revela seu jeito dramático de ser e lidar com a pintura; Fani Bracher apresenta uma pintura de síntese que destaca pedras, ossos e a paisagem gerada pela mineração; Cor Jesus retrata, no bi e no tridimensional, o casario das vilas e bairros periféricos de Ouro Preto; e Tirrusca faz pinturas-maquetes da cidade histórica, além de apresentar uma produção cinematográfica artesanal sobre lendas ouro-pretanas.

A Curadoria da Mostra Virtual Bossa Criativa - Ouro Preto é realizada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), e traz na equipe curatorial, Rachel Falcão e Ana Célia Teixeira. O registro em vídeo (1ª montagem e 1ª edição) foi feito por Ricardo Macêdo, enquanto a Coordenação geral pela FAOP é de Rachel Falcão.

O programa Arte de Toda Gente é realizado em parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Inclui os projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (UNO).

Ouro Preto: dos telhados às Minas Gerais

Dias 25 e 27 de janeiro de 2022 l Horário: 18h

Evento gratuito

Classificação etária: Livre

Disponível em: https://www.youtube.com/ArteDeTodaGente/

Sobre o Bossa Criativa

Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente foi lançado em 2020 e reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo, com destaque para locais considerados patrimônios culturais da humanidade. A programação é composta ainda de festivais, séries, shows curtos, performances, palestras e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em ações presenciais, com participação de artistas de todo o Brasil. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente. Mais informações estão disponíveis no site do projeto.

Programa Arte de Toda Gente

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Governo Federal | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br           

por Funarte

Comentários comentar agora ❯