23 Maio 2022 - 08:25

Funarte comemora o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Funarte/Divulgação
O Dia Mundial da Diversidade Cultural nos inspira a valorizar as artes de todos os povos

Estabelecida em 2002 durante Assembleia Geral das Nações Unidas, comemoramos hoje, 21 de maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. A data tem como objetivo o reconhecimento da importância de "aumentar o potencial da cultura como meio de alcançar prosperidade, desenvolvimento sustentável e coexistência pacífica mundial", afirma a ONU.

É mais um dia para lembrarmos da necessidade de promover a cultura e reconhecer a importância de sua diversidade como elemento de inclusão e mudança positiva. A Fundação Nacional de Artes - Funarte é uma das instituições no país e a única no Governo Federal, habilitada a investir na cultura brasileira por meio de políticas públicas.

Hoje também é uma oportunidade para celebrarmos as múltiplas formas da cultura, como a dança, o teatro, a música, as artes visuais, entre tantas outras atividades que movem as indústrias criativa e artística.

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento estimula o reconhecimento da diversidade cultural e a utilização dos benefícios do pluralismo de identidades culturais e tradições. Reforça a ideia de que a cultura é o patrimônio comum da humanidade e, como tal, deve ser valorizado por todos.

Os idiomas, as artes, os estilos de vida, todos estes elementos são expressões da cultura de determinado povo e devem ser protegidos. São cada uma destas características que formam a identidade individual e coletiva, e protegê-los é, também, respeitar a dignidade humana.

Mas e qual é o propósito desta data? De acordo com a ONU, a ideia do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é "oferecer a oportunidade de aprofundar nossa compreensão dos valores da diversidade cultural e de avançar nos quatro objetivos da Convenção da UNESCO sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, são eles:

- Apoiar sistemas sustentáveis de governança para a cultura

- Alcançar um fluxo equilibrado de bens e serviços culturais e aumentar a mobilidade de artistas e profissionais da cultura

- Integrar a cultura em estruturas de desenvolvimento sustentável

- Promover os direitos humanos e as liberdades fundamentais

A Funarte também acredita que hoje é um dia para fortalecermos a diversidade cultural!

por Funarte

Comentários comentar agora ❯