21 Setembro 2020 - 15:53

Estátuas de figuras ilustres embelezam pontos turísticos do município de Penedo

Fellype Barreto - aquiacontece.com.br
Na Rocheira, apontado como o principal ponto turístico de Penedo, foi erguida a estátua de Maurício de Nassau

Penedo recebeu recentemente mais alguns reforços em seus atrativos turísticos. Em diferentes pontos do município ribeirinho foram colocadas pela prefeitura estátuas de figuras ilustres que de forma direta ou indireta contribuíram com a história da cidade.

Logo no início da área histórica de Penedo foi colocada a estátua de Getúlio Vargas, na Praça Clementino do Monte. O ex-presidente esteve em Penedo no ano de 1931 e ficou hospedado no Chalé dos Loureiros, prédio situado na avenida que recebeu o nome do político, conhecido como o “pai dos pobres”.

Em sua visita à cidade dos sobrados, Getúlio se encantou com Penedo e fez um grande discurso histórico em frente ao Theatro Sete de Setembro, fazendo referências às conquistas de seu Governo e rendendo elogios ao município devido ao seu forte potencial turístico.

Na Rocheira, apontado como o principal ponto turístico de Penedo, foi erguida a estátua de Maurício de Nassau, responsável pela construção do forte que, inicialmente, recebeu o nome de “Forte Maurício do Penedo”.

De acordo com historiadores, a construção foi erguida com o objetivo de interromper as comunicações e suprimentos de gado inimigos, por terra, para a Bahia. O Forte era também o ponto de apoio usado pelo exército de Nassau para as conquistas nos sertões do São Francisco e, principalmente para executar a invasão a Sergipe, em 1637.

Já na Orla de Penedo, mais precisamente nas imediações da Praça 12 de Abril, encontra-se a estátua de Dom Pedro II, bem perto do Paço Imperial, onde atualmente funciona um museu administrado pela Fundação Raimundo Marinho. O então imperador do Brasil ficou hospedado no local, que, por um pequeno período, passou a ser a sede do Governo Imperial.

Ainda de acordo com historiadores dedicados a estudar a história de Penedo e desvendar seus mistérios, Dom Pedro teria chegado a declarar, na oportunidade, que: “o local é muito bonito e creio que deveria estar aqui a capital da província.” Antes de seguir viagem, Dom Pedro ainda teria assistido a uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Corrente. Em 16 de outubro de 1859, o imperador deixou Penedo pelo Rio São Francisco, no “Vapor Pirajara”.

Outras figuras ilustres também devem ser homenageadas pela Prefeitura Municipal que aguarda a confecção de placas informativas para inauguração dessas estátuas que sem dúvida devem se transformar em mais um grande atrativo turístico de Penedo. As obras são de autoria de do pintor e escultor sergipano, Deolando Vieira.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯