11 Setembro 2021 - 13:31

SNBP renova Acordo de Cooperação Técnica e oferece às bibliotecas públicas brasileiras acesso gratuito à plataforma Metabooks pelos próximos três anos

Reproduçao
A Metabooks é uma plataforma para o gerenciamento de metadados de títulos editorais

Foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 16 de agosto de 2021, o Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica entre o MTur e a Metabooks Brasil, por meio do qual foi renovada a oferta às bibliotecas públicas brasileiras do licenciamento gratuito da Plataforma Metabooks pelos próximos três anos.

A Metabooks é uma plataforma para o gerenciamento de metadados de títulos editorais, desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro. Ela oferece como benefício, entre outros, informações atualizadas geradas diretamente pelas editoras, disponibilidade de títulos, preços atualizados, lançamentos futuros, classificação temáticas, imagens de capas, metadados qualificados e consistentes. Ainda, a plataforma é de fácil consulta e conta com uma variedade de informações complementares (booktrailers, trechos, ensaios, resenha) de grande utilidade para o funcionamento das bibliotecas.

A continuidade da parceria visa atingir em torno de 6.000 bibliotecas públicas no âmbito do SNBP. A Coordenação-Geral do Sistema de Bibliotecas Públicas, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, coordenará as atividades de divulgação e capacitação para o uso da plataforma pelos sistemas estaduais e distrital de bibliotecas públicas. A renovação do Termo de Cooperação viabilizará a continuidade e expansão do alcance da parceria para muitas bibliotecas do país, cumprindo com os objetivos do SNBP.

por Ministério do Turismo

Comentários comentar agora ❯