06 Maio 2020 - 20:43

Fórum de Teatro de Maceió realiza mapeamento sociocultural dos artistas trabalhadores de artes cênicas do estado

Divulgação
O intuito é chamar atenção do Poder Público com relação às questões próprias dos trabalhadores da arte e cultura

O Fórum de Teatro de Maceió (FTM) está realizando um mapeamento sociocultural dos artistas e técnicos informais das artes cênicas do estado de Alagoas, que tem ajudado na mobilização, para melhorar as propostas de auxílio a categoria que foi enviada por carta no dia 31 de março aos órgãos públicos.Na carta são apresentadas as demandas sociais, econômicas e jurídicas, diante dos impactos causados pelo covid-19, do segmento teatral que teve suas atividades paralisadas. O intuito é chamar atenção do Poder Público com relação às questões próprias dos trabalhadores da arte e cultura com uma aproximação e diálogo constante.

Para ampliar o mapeamento dos impactos causados, foi lançado um formulário de pesquisa sociocultural para as pessoas que desenvolvem projetos, trabalhos e outras atividades dentro das artes cênicas. O resultado vai ajudar na construção e melhoria das propostas que atendam as reais necessidades dos nossos artistas e técnicos informais. A ação conta com o importante auxílio das comunidades no mapeamento dos artistas.

Assim como a Articulação de Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade (ATAC) e a Movimentação Organizada de Trabalhadores de Teatro do Nordeste (PAVIO), somos fruto do processo de rearticulação dos trabalhadores do Teatro, inicialmente unificados contra a criminalização dos artistas e da arte e o desmantelo das Políticas Públicas de Cultura protagonizados pelo Desgoverno Bolsonaro. Agora concentramos todos os nossos esforços na luta por medidas governamentais que garantam a sobrevivência de artistas e técnicos em tempos de pandemia.

O Fórum de Teatro de Maceió em sua presente configuração é fruto de um processo de articulação de inúmeros trabalhadores do Teatro nesta última década, tendo como marco inicial o “Abraço ao Teatro Deodoro”, ato que conquistou a reabertura do Teatro oficial do Estado. O Fórum é formado por atores e atrizes sociais presentes nos principais acontecimentos políticos locais e nacionais de luta por Políticas Culturais Democráticas e Participativas nos últimos anos e por novas gerações que se incorporam e revigoram nossas lutas!

Preencha e compartilhe para o máximo de contatos possíveis. Vamos ajudar os nossos artistas. O nosso povo!

*📌 Formulário de Mapeamento https://bit.ly/2XWXSyy

📌Carta Aberta https://bit.ly/2xS829b

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯