Skip to content

Trânsito será alterado para réveillon em Brasília

Trânsito será alterado para réveillon em Brasília

As comemorações da virada de ano na capital do país terá reforço de segurança. O governo do Distrito Federal montou uma operação especial também nas vias da cidade para garantir a festa de hoje (31) na Esplanada dos Ministérios e Prainha.

De acordo com Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), 1,2 mil policiais militares farão a segurança nos locais. Além do policiamento convencional, o esquema ainda prevê a participação de agentes de unidades especializadas como os batalhões de Aviação Operacional (BavOp) e o de Policiamento com Cães (BPCães), o Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), PATAMO e ROTAM.

Esplanada

As vias da Esplanada dos Ministérios estarão parcialmente interditadas durante a festa de réveillon. Os shows ocorrerão no canteiro central a partir das 17h. A via S1 será bloqueada a partir da Catedral. Desta forma, as ligações entre as vias N1 e S1 estarão totalmente interditadas. A via N1 ficará livre até a altura da L2 Norte, para onde os veículos serão direcionados. Os condutores poderão fazer o retorno mais próximo na L2 Norte e retornar à Esplanada.

O bloqueio destes pontos foi montado para garantir as linhas de revistas pela Policia Militar do Distrito Federal. O procedimento é considerado fundamental para garantir a segurança do público e do evento.

Não será permitido entrar na área da festa com objetos perfurantes ou cortantes, garrafas, fogos de artifício, hastes para bandeiras e qualquer outro material que possa causar ferimentos.

O estacionamento entre os dois primeiros ministérios, em frente a via N1, será reservado para veículos por aplicativos e táxis. O público que chegar ao evento com veículo próprio poderá utilizar os estacionamentos dos ministérios e anexos, da Rodoviária do Plano Piloto e do Teatro Nacional. Os estacionamentos públicos dos setores bancários sul e norte também são uma opção para os condutores.

Os desbloqueios das vias estão previstos para as 03h, após a saída do público do local.

Prainha

Os departamentos de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e o de Estradas e Rodagem (DER) vão trabalhar juntos no controle de tráfego e intervenções de trânsito para a realização do réveillon na Prainha. Serão organizadas operações de sinalização, controle, fiscalização e apoio à travessia de pedestres nas proximidades da Praça dos Orixás.

O evento na Praça dos Orixás, às margens do Lago Paranoá, ocorrerá em área pública com estimativa de 10 mil pessoas. Serão necessárias intervenções dos órgãos de trânsito na Ponte Costa e Silva e vias próximas.

A alça que liga a via da Ponte Costa e Silva à via L4 Sul ficará fechada a partir das 10h de terça-feira (31) para a montagem da estrutura do evento. Os condutores que estiverem se dirigindo à via L4 Sul, sentido Asa Norte, terão que fazer o retorno pelo viaduto.

Já o trânsito na Ponte JK, entre 13h e 23h, terá duas faixas liberadas no sentido Lago Sul e apenas uma faixa no sentido Plano Piloto. Entre 23h e 23h30, haverá apenas uma faixa liberada em cada sentido, ficando a terceira faixa fechada para o tráfego de veículos e, entre 23h30 e 0h30, o tráfego na ponte será totalmente fechado para garantir a segurança de motoristas e pedestres durante a queima de fogos.

O Detran montará pontos de controle de tráfego próximo à entrada do Clube de Engenharia. As equipes do DER ficarão responsáveis para a fiscalização e o controle do trânsito na via L4 Sul (DF 004).

O Detran atuará durante o réveillon 2020 na Prainha e no Pontão do Lago Sul com 20 viaturas, um helicóptero, guincho e empilhadeiras, empregando cerca de 50 agentes. Além disso, as ações da Operação Boas Festas serão intensificadas em todo o DF para garantir mais segurança aos usuários das vias, evitando principalmente a condução de veículos por condutores não habilitados ou sob a influência de álcool.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também