24 Agosto 2019 - 23:47

Portugal assina contrato para aquisição de aeronaves KC-390 da Embraer

Ministério da Defesa
O contrato havia sido aprovado pelo Conselho de Ministros português

O governo de Portugal e a Embraer assinaram contrato de aquisição, pela Força Aérea Portuguesa, de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo produzidos pela empresa brasileira.

O contrato havia sido aprovado pelo Conselho de Ministros português em 11 de julho de 2019 e contempla, além da compra das aeronaves e do simulador, a contratação dos correspondentes serviços de apoio logístico.

Portugal torna-se, assim, o segundo país, além do Brasil, a operar as aeronaves KC-390, aviões para transporte tático e logístico e reabastecimento em voo desenvolvidos e fabricados pela Embraer Defesa e Segurança. Com aquelas aeronaves, a Força Aérea Portuguesa reforçará suas capacidades de transporte aéreo, busca e salvamento, evacuações sanitárias, apoio logístico entre o território continental e os arquipélagos (Açores e Madeira), reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais.

A cooperação estabelecida com empresas portuguesas na produção do KC-390 representou passo fundamental para a internacionalização do setor aeronáutico brasileiro. Além de destacar a excelência da indústria aeronáutica e de defesa do Brasil, a aquisição das cinco aeronaves evidencia o êxito da empreitada conjunta, com o ingresso, no mercado de país membro da OTAN, de produto brasileiro de altíssima tecnologia e de aplicação civil e militar. 

por Ministério das Relações Exteriores

Comentários comentar agora ❯