22 Outubro 2020 - 07:00

Como fazer um TCC rápido: Aprenda a fazer uma monografia em poucos dias

Por mais que a princípio os prazos de entrega do TCC pareça razoável, geralmente, ao final acabam se provando insuficientes e alguns universitários acabam buscando como comprar TCC pronto.

Todos nós temos uma tendência natural de procrastinar e quando as tarefas relacionadas ao TCC ficam atrasadas, elas se tornam ainda mais estressantes e difíceis de serem concluídas.

Se você se identifica com essa situação fique tranquilo, nesse artigo iremos te mostrar 6 passos para fazer um TCC rapidamente sem a necessidade de comprar monografia pronta.

  • Passo 1: Apenas inicie sua leitura quando tiver um plano

O primeiro passo é não pesquisar absolutamente nada antes de ter um plano.

Esse é um erro muito comum, que, por sinal também é feito por muitos orientadores ao tentar ajudar seus estudantes que precisam fazer o TCC rapidamente.

Ler bastante é um ótimo hábito, porém para fazer uma monografia você só precisa ler o que for necessário. Antes de iniciar a leitura você precisa ter um planejamento.

Inicie a leitura apenas após ter definido muito bem o seu projeto de pesquisa, estabeleça os objetivos, o problema e, de preferência, uma hipótese, assim você vai ter um ponto de partida e melhores condições de escolher o que vai ler.

  • Passo 2: Escolha um bom tema

O segundo passo é começar o trabalho delimitando muito bem o seu tema de pesquisa. O tema é tão importante quanto as fundações de um prédio.

Um TCC feito com um péssimo tema acaba dando mais trabalho do que o normal para ser finalizado.

Dessa forma, se você ainda não possui total segurança sobre esse passo, pesquise bastante sobre como escolher temas para TCC na sua área de atuação.

  • Passo 3: Crie boas estruturas para seus capítulos

Se você quer fazer um TCC rápido, um passo crucial é definir a estrutura dos capítulos, tente quebrar o tema em partes e definir os subtemas de cada capítulo do seu projeto.

Esse é um dos segredos do sucesso, pois é dessa forma que você constrói o seu próprio roteiro e apresenta seu raciocínio e reflexões sobre o tema.

  • Passo 4: Tenha um cronograma

É extremamente importante que você estabeleça tarefas diárias. Tente anotá-las e deixar em um lugar acessível.

Além disso, é importante ter horários, metas e prazos. Assim você consegue medir de forma atualizada o progresso do seu projeto.

Sem sentir praticamente nenhum esforço em apenas um mês, trabalhando algumas horas por dia, é possível fazer o TCC tranquilamente.

  • Passo 5: Trabalhe todo dia, mesmo que seja pouco

Faça pouco esforço, mas procure escrever o TCC com maior regularidade possível. O ideal é que você trabalhe na atividade preferencialmente todo dia por pelo menos uma hora.

Coloque no seu cronograma só uma tarefa por dia e realmente finalize a tarefa dentro do período e seja consistente, repetindo o processo todo dia.

Quando você cria o hábito de escrever o seu TCC vai começar a ficar pronto mais rápido do que você esperava.

Apenas ficar uma hora no computador, ou na frente de livros e artigos que precisa ler, não vai ajudar em muita coisa.

  • Passo 6: Revisar sua escrita apenas no final de cada capítulo

Tente redigir da maneira objetiva. Nada de enfeites e evite fazer correções enquanto escreve, deixe para fazer revisões nos parágrafos somente quando terminar cada capítulo.

Fazendo isso você consegue ter uma perspectiva mais ampla, e mais crítica, do trabalho quando escreve o texto de maneira contínua e só revisa alguns dias depois.

Optar por fazer isso evita que você acabe eliminando parágrafos que precisariam apenas de alguns pequenos ajustes ou de uma reestruturação.
 

Comentários comentar agora ❯