22 Maio 2022 - 07:00

PF desarticula organização criminosa voltada ao tráfico internacional de armas e migração ilegal no Amapá

Polícia Federal
Operação ocorre no Amapá

O Governo Federal, por meio da Polícia Federal, deflagrou nos municípios de Oiapoque/AP, Calçoene/AP, Mazagão/AP e Macapá/AP, as Operações Tucson e Calibre*. O objetivo é desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de armas e munições oriundas da Guiana Francesa para o Amapá, além da promoção de migração ilegal para o Estado.

Cerca de 50 policiais federais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva. As investigações iniciaram-se a partir de uma prisão em flagrante ocorrida em setembro de 2021 no município do Oiapoque, quando 10 haitianos foram transportados para o Brasil de forma ilegal.

Foi constatada a existência de um grupo voltado para a prática da migração ilegal, em que o responsável contatava as pessoas que executavam a travessia dos estrangeiros, além de fornecer todo o aparato para que permanecessem no país, inclusive a estada temporária e o câmbio ilegal. Após os acertos financeiros, um segundo membro organizava a logística para transitar as pessoas, em sua maioria haitianos, para o território nacional.

A Polícia Federal constatou que alguns dos indivíduos eram contumazes nessa prática criminosa e, por diversas vezes, utilizavam carros alugados na tentativa de dificultar a ação policial. Além disso, os outros membros do grupo atuavam nos portos cooptando pessoas e fazendo a finalização do transporte em embarcações de Macapá para Belém e outras cidades.

Para aproveitar as viagens, o grupo diversificava a atividade criminosa, com a compra de armas e munições oriundas da Guiana Francesa. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de armas e munições, organização criminosa e promoção de migração ilegal, e se condenados, as penas podem chegar a 32 anos de reclusão.

*Tucson é uma cidade no Estado do Arizona nos Estados Unidos conhecida por ser rota de migração ilegal. *Calibre decorre da constante referência feita pelos criminosos aos calibres das armas e munições ilegais.

por Polícia Federal

Comentários comentar agora ❯